Destaque

Resenha: Soppy - os pequenos detalhes do amor (versão 2.0)

O que é trabalhar com diagramação? (versão 2.0)

Imagem contendo o título da publicação e uma imagem de uma página capitular de um material sobre arte.

Introdução

Para quem não sabe, além de produzir conteúdo para esse blog - a minha principal atividade profissional é como diagramadora (para me conhecer melhor, seja a página sobre). Uma pergunta frequente que escuto é: o que é trabalhar com diagramação?

A minha resposta versão twitter é: fazer o livro ter cara de livro (hehehe). Muitas pessoas imaginam que só precisa escrever um texto no Word, e em seguida imprimir (isso se deve muito a experiência delas com impressão de material, principalmente no período escolar). Mas para fazer um material ser vendido em grande escala, esse processo não funciona.

Imagem mostrando o setor de gráfica rápida com várias máquinas.
Gráfica rápida em faculdade deve ser a maior experiência em termos de impressão. (Fotografia: Helioprint)

Explicação

Todo material, mesmo que seja só texto (sem imagem) precisa passar pelo cuidado visual – isso se chama Design editorial. No design editorial faz o projeto gráfico do material, isto é: tomar várias decisões sobre o material, por exemplo: define o formato impresso, as fontes a serem utilizadas, recursos ilustrativos e etc.

Depois que se planejou tudo que será necessário para o material, em seguida começa a diagramação que aplicamos esse planejamento. Sim, a diagramação é a segunda etapa. Por exemplo: a saga Harry Potter possui sete livros (ou 7 volumes) – o projeto gráfico foi feito só uma vez, mas aplicado 7 vezes na etapa da diagramação. Para ficar mais ilustrativo, veja o pequeno esquema (porém deixo claro que esse esquema não inclui as correções de material e outras etapas relacionadas).
Esquema contendo 3 bolinhas de cores diferentes. Cada bolinha contém um texto: bolinha 1 - projeto gráfico; bolinha 2 - diagramação; bolinha 3 - impressão.
(Imagem: Nívia Bellos)


Dessa forma que cria-se uma identidade visual ao material. Ou seja, mesmo com conteúdo diferente o conjunto dos livros possuem unidade entre si. 

Contudo, não pense que o projeto gráfico é restrito as questões estéticas. Também é importante compreender questões como: qual o tema/assunto do material; a quem se destina. Por exemplo:
  • Situação 1: um material sobre História do Brasil para o 7° ano, com questões, mapas e ilustrações. 
  • Situação 2: uma coletânea de crônicas feitas por autores diferentes. 
Na situação 1 por envolver uma faixa etária e um assunto específico, não dá para tratar como só um projeto gráfico. São dois materiais, são dois projetos gráficos e duas diagramações. Conseguem perceber que cada material exigirá recursos e tempo distintos? Por isso que o serviço de diagramação não é isolado, e sim acompanhado de um projeto gráfico que irá dar suporte e cada material precisa ser analisado.

Espero que tenha ajudado, qualquer dúvida deixa um comentário!

Comentários