Destaque

Resenha: Soppy - os pequenos detalhes do amor (versão 2.0)

2 campanhas incríveis que você pode contribuir para o mercado editorial

Imagem composta do título do texto acompanhado da imagem da livraria Blooks.

Introdução

O mercado editorial já está apanhando há algum tempo. Por exemplo, em 2018 o presidente da Companhia das Letras publicou a “carta de amor aos livros” – nesta carta ele explica a situação das editoras e fazia um pedido para o natal daquele ano ter mais livros como presente (caso queira ler a carta na integra, clique aqui).
Em menos de dois anos o mercado sofre outro golpe: pandemia. Assim como vários outros setores, o mercado sente o impacto da pandemia, seja porque a livraria não pode abrir, ou então com dificuldade para pagar os fornecedores. E como uma profissional da área o mínimo que posso fazer é divulgar as duas campanhas de financiamento coletivo lançado recentemente.

Blooks Resiste

Imagem da livraria Blooks por dentro.
(Fotografia: Livraria Blooks)

Se você não conhece a Blooks, já fica a recomendação de ir! Ela é uma livraria independente com lojas nas seguintes cidades: São Paulo, Rio de Janeiro e Niterói. O bacana dela é a proposta de não ser só um ponto de venda para as editoras, mas um espaço cultural para todos os frequentadores: lançamentos de livros, bate-papo, clube de leitura e etc.
A campanha foi publicada na plataforma da Benfeitoria com a meta para arrecadas 80 mil reais e vai até 02/09 (link aqui


+LIVROS

O +LIVROS – fundo de incentivo para autores, editoras e livrarias independentes é uma proposta criada pela equipe da plataforma Catarse junto com outros profissionais da área com objetivo de arrecadar 750 mil reais e assim impactar 150 profissionais (seja autores, editoras ou livrarias independentes).
A campanha é lançada ao público com R$ 430 mil arrecadado por empresas parceiras. 
Infográfico explica o fluxo da campanha: pessoas e empresas doando para a campanha. Depois um corpo técnico avalia as pessoas que solicitaram a ajuda e esse dinheiro será repassado para os solicitantes.

O restante do valor será complementado pelo público ou por outras empresas que queiram contribuir. Em relação as recompensas são bem interessantes (mesmo para o pessoal que lê pouco). Veja alguns exemplos:
  • 30% de desconto no site da Companhia das Letras
  • E-book Dez Dias em um Hospício, Editora Wish
  • 50% OFF para o primeiro mês de assinatura da TAG Experiências Literárias
Além de arrecadar o dinheiro, a mesma campanha também abre a oportunidade para os beneficiários. Até o dia 31 de julho por meio desse formulário (link aqui) é possível se cadastrar para participar de uma seleção.
Obs.: antes de preencher o formulário é importante ler o regulamento (veja nesse link).

Para saber mais: 

Comentários