Destaque

O que é trabalhar com diagramação? (versão 2.0)

Busque Inspiração: Alice no sertão das Maravilhas (Design Editorial)

Imagem com parte retângulo marrom acompanhado do título e ao fundo uma imagem do projeto.


Trabalho de conclusão de curso possui algumas opções: aquele tipo de projeto que tu vai querer esquecer ou aquele projeto que você vai ter sempre com carinho no coração (especificamente, o meu é a segunda opção - ficou bom? Não.Hoje olho pra ele e vejo muitas falhas, mas reconheço o valor que existe nele).

Algumas vezes existem projetos que podem ser o TCC - trabalho de começo de carreira (assim que um professor meu denominava essa etapa do curso para dar ânimo aos alunos cansados). No geral, são aqueles trabalhos mesmo que exista alguma falha ou detalhes a ser melhorados - não afetam de maneira grave o projeto.

E recentemente encontrei um bom exemplo de  TCC - trabalho de começo de carreira. No caso me refiro ao Alice no Sertão das Maravilhas, criado pelo  Erlan Carvalho pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A proposta do projeto: adaptar o clássico "Alice no País das Maravilhas" no contexto da cultura nordestina. Na prática, ele construiu uma nova narrativa baseado no mundo da Alice aliando com a estética da xilogravura (uma técnica de impressão que tem como base a madeira). O interessante do projeto não é só a construção estética obtida, mas também de possibilitar do designer atuar como autor da obra, pois quase todos os personagens/situações são adaptados para o cenário do nordeste - por exemplo: o chapeleiro maluco neste contexto é um cangaceiro aluado.

Luva da obra - ela é amarela com uma ilustração em estilo xilogravura e o título "Alice no sertão das maravilhas" em marrom.

Foto da capa do projeto impresso - ela é marrom com impressão da personagem Alice em detalhes em dourado.

Página dupla composta por imagem (em estilo de xilogravura) e o texto.


Vale ressaltar que este projeto foi selecionado para a 11° Bienal Brasileiro de Design Gráfico na categoria acadêmica.

Comentários