- Gerar link
- Outros aplicativos
Destaque
Postado por
Nívia Bellos
em
- Gerar link
- Outros aplicativos
Lembra quando escrevi sobre o Ciclo de Quadrinhos? Caso não tenha lido, clique aqui. Caso já saiba do que estou falando, quero contar uma das últimas aquisições que fiz durante os encontros – Coisas de adornar paredes, do autor José Aguiar.
A proposta dele é bem diferente, relata várias histórias escritas por um morador de Curitiba, todas partindo do mesmo pressuposto: dos pequenos detalhes que compõem a nossa parede. As vezes é uma foto, as vezes é um objeto religioso – mas todas elas possuem alguma história.
Para quem esteja acostumado a só ler títulos mais conhecidos, esse é bem fora da curva. Primeiro por sua estrutura: ele é composto por vários capítulos com pequenas histórias (remetendo a contos), algo pouco comum para os HQ. Enem vale comparar com e diferente do estilo da Turma da Mônica, pois mesmo tendo pequenas histórias, a do Aguiar possui algo que as uni.
A segunda particularidade dessa história é em relação a estética. Para mim que estava acostumada a obras digitais, ver páginas feitas todas com nanquim diluído é uma experiência visual muito bacana. Porque você percebe outras possibilidades de ilustração – como comporto o cenário, sombras, ritmo da história. A composição das páginas é muito interessante, por exemplo a página 79, do conto “O crucifixo do Pinheiro” é uma das páginas mais interessantes devido a sua composição – encontro de um casal que não preciso ver os personagens, só a silhueta (Gestlat já explicava isso).
Caso esteja na busca de uma história diferente ou queira conhecer mais títulos nacionais, eu considero que Coisas de adornas paredes é um bom começo – leitura gostosa e de linguagem acessível. Mas para quem busca ampliar seu repertório em HQ: não pode perder.
Comentários
Postar um comentário