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Destaque
Postado por
Nívia Bellos
em
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A história é o seguinte: minha irmã comprou uma estante nova
pela internet. A peça era simples em sua construção – até ai nenhum segredo.
O problema teve início na parte da entrega, pois demorou
três meses para chegar em casa. E continuou com a parte da montagem, pois
demoraram quase sete horas para montar uma estante, devido a um manual que
explicava tudo pela metade. Foram necessários três pessoas para montar a peça e
também descobrir que cada parte tinha um encaixe especifico, informação esta
que não constava no manual (estava bem longe dos manuais da IKEA, posso
garantir).
Muitos iriam pensar que o problema está no cliente, mas como diz
Norman em seu livro “design do dia-a-dia”:
Quando você tem dificuldade com uma coisa qualquer – que seja descobrir se deve puxar ou empurrar uma porta ou os caprichos arbitrários do computador e da indústria eletrônica –, não é sua culpa. Não ponha a culpa em si mesmo, ponha a culpa no designer. A falha é da tecnologia ou, mais precisamente, do design.
Nesses momentos que é possível perceber a falta de um bom
design chegando ao ponto de proporcionar uma má experiência. Pois como não se
sentir frustrando em esperar por três meses o seu produto e depois mais sete
horas para tê-lo em pleno funcionamento? E depois ainda dizem que a culpa é do
usuário. Sério mesmo?
P.S.: Caso não conheça, a IKEA é uma rede varejista sueca com um grande catalogo mobiliário. E seu principal destaque é: ter soluções acessíveis para viver melhor, produzir com qualidade e num preço acessível.
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