- Gerar link
- Outros aplicativos
Destaque
Postado por
Nívia Bellos
em
- Gerar link
- Outros aplicativos
O evento que participei aconteceu em 2016, um pouco antes das Olimpíadas do Rio acontecerem. O debate se chamava “Design em diálogo” e era organizado pela ESDI (Escola Superior de Desenho Industrial) em parceria com o CCD (Centro Carioca de Design). Com o seguinte tema: O Design e os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro.
A proposta na época era discutir qual o impacto que o design e a arquitetura tiveram na cidade sendo que iram acontecer um grande evento em poucas semanas. Para quem não viveu essa época, um pequeno relato: eu me mudei para o Rio de Janeiro em dezembro de 2013. Nessa época, a cidade já tinha grandes obras um clima de otimismo podia ser percebido. Ok, não era geral. Mas uma parte da população, queria ver as mudanças positivas que estavam em discussão. E digo mais, há regiões que realmente mudaram por completo – prova disso é a região portuária.
![]() |
Imagem a esquerda, área da região do porto em 2011 com parte do porto e a perimetral. Imagem a direita, a mesma região em 2016 com a criação do Museu do Amanhã e sem a perimetral. (Fotografia: Porto Maravilha) |
Bom durante o evento organizado no CCD, eu lembro que ainda existia uma ponta de dúvida se ia dar tudo certo, sabe? Pois mesmo com todas as transformações em questões urbanísticas, será que atingiu plenamente a população? De maneira positiva? Como o Design e a arquitetura se posicionavam? Algum legado?
![]() |
Evento "Design em Diálogo" ocorrido no Centro Carioca de Design, em 2016. (Fotografia: Philippe Leon Anastassakis) |
É desanimador? Talvez, depende do ponto de vista.
Comentários
Postar um comentário