Bike Inteligente

       Ford apresentou no Mobile World Congress um novo projeto de bicicleta elétrica inteligente, chamado de MoDe. Nela você conta com um guidão que sinaliza vibrando para indicar o caminho que você pré programou no seu smartphone.


       Para isso, basta que o ciclista conectar seu smartphone por Bluetooth à bicicleta através do aplicativo da bike. O aplicativo permite planejar e programar viagens incluindo até mesmo deslocamentos em transportes coletivos, balsas e trens, entre outros recursos mais. 

Inspirada na indústria automobilística, a MoDe tem duas versões:
1) A MoDe-Pro é voltada para usuários profissionais, tais como ciclistas e atletas, contando até mesmo com uma espécie de bagageiro.
2) E o MoDe-Me foi pensada para viajantes urbanos, trabalhadores e universitário e apresenta um projeto compacto e adaptável.



Fixa técnica do MoDe destaca-se a propriedade de ser dobrável e tem motor de 200 Watts. Com freio a disco hidráulico, a bicicleta alcança velocidades de até 25 Km/h. 

Como se trata de um protótipo, o MoDe não tem previsão de chegada ao mercado. Sua criação é fruto de uma iniciativa da Ford que envolveu o desenvolvimento de mais de 100 propostas.

A seguir, veja o vídeo da Ford sobre a bike:

fonte: Mobile World Congress