Destaque

Resenha: Soppy - os pequenos detalhes do amor (versão 2.0)

Direitos Humanos em cartaz

Capa do texto "Direitos Humanos em cartaz"
Nesse ano de 2014 está acontecendo, na Caixa Cultural Rio de Janeiro, nos dia 9 de agosto a 12 de outubro, a Exposição do Poster for Tomorrow e nós fomos lá para ver e trazer pra vocês esses incríveis cartazes.

Poster for Tomorrow é uma organização sem fins lucrativos, sediada em Paris, França, que teve uma ideia incrível, criar um concurso anual para expor cartazes temáticos do mundo em galerias e esse ano de 2014 está acontecendo a edição Direitos Humanos em Cartaz.

Chamada do espaço Caixa Cultural para a exposição Poster for Tomorrow.

 Paris tem a tradição de criar cartazes e assim sendo, por si só, as primeiras peças gráficas de comunicação urbana do mundo. Os cartazes com passar do tempo foram ganhando novos direcionamentos e sendo utilizados não só para comunicar ideias, mas também, publicidades e propagandas de todos os gêneros e estilos. Aqui no Brasil são comumente relacionados a outdoors, pontos de ônibus e transporte público, porem em cidades globais são mais comuns em divulgação de teatros, cinemas e diversas outras atrações culturais.

Frente a esse debate, criação de cartazes, temos os designers gráfico, artistas e ilustradores que nos trazem através deles essa reflexão e debate, o papel do designer na sociedade e na comunicação dela não se cale ou apague e os cartazes cumprem parte dessa liberdade.

Pensando nisso Poster for Tomorrow trouxe a ideia de utilizar essa vocação democrática, que são os cartazes, para refletirmos sobre os Direitos Humanos, discutindo-o e transmitindo mensagens relacionadas. Com uma seleção de 100 melhores cartazes de 6 edições a exposição na Caixa Cultural estava repleta de temas, tais como:
  •  Direito à educação básica, 
  • Igualdade de gêneros já,
  • Um lar para todos,
  • Desenhe a democracia, 
  • Liberdade de expressão e 
  • A morte não é justiça.
imagem de uma parece com oito peças gráficas em relação a mulheres.

Fotógrafa: Rennan Mendes

Fotógrafa: Rennan Mendes

Fotógrafa: Rennan Mendes
Cada um desses temas refletiam a sociedade como ela é e questiona posicionamentos que os governos e instituições tem com relação a humanidade, como podemos ver a baixo:

Imagem onde aparece Rennan com um cartaz ao lado "Modern electic chair.  Modern design modern society old habits"

Fotógrafa: Nivia Bellos
Fontes:
Gallery - Poster for Tomorrow