- Gerar link
- Outros aplicativos
Destaque
Postado por
Nívia Bellos
em
- Gerar link
- Outros aplicativos
Sei que muitas das vezes pensamos em grandes nomes, seja de áreas como: artísticas, ciência, e princialmente de designers. Mas será que a identidade do designer brasileiro está contida nessas figuras, ou melhor, são representadas por elas e repetidamente copiada como se fosse uma caraterística do Brasil?
Essa questão surgiu na minha mente quando entrei no Museu Nacional de História Natural, na Quinta da Boa Vista, um espaço super bacana da UFRJ e que muitos fluminenses e cariocas conhecem, porém pucos turistas visitam. Sim pra mim que sou do Rio bateu a saudade da infância em revisitar esse local, cheio de história.
Entrada no Museu Nacional (Fotografia: Rennan Mendes) |
Cabeça de um dinossauro (Fotografia: Rennan Mendes) |
Painel explicando as eras da terra (Fotografia: Rennan Mendes) |
Quando vi os povos indígenas, principalmente Karajas, eu percebi como nossa história é rica de referencias, influencias e comportamento. A beleza, os detalhes, os seres humanos e suas ferramentas. O design e suas ideias estava ali, a identidade do designer brasileiro. Índios, civilizações pre-colombianas, europeias, africanas, asiáticas, do oriente médio e até da Oceania, moldaram o que é o brasileiro, consequentemente o designer, artista, jornalista, editor e dezenas de outras formas de nos expressar.
Observem o que tua região tem de especial, analise e veja o quanto o seu bairro tem de história e como a etnias passam ser quase insignificante em comparação a cultura que essas mesmas carregam e se misturam, formando nós brasileiros.
Para saber mais sobre o Museu Nacional de História Natural da Quinta da Boa Vista – UFRJ (clique aqui) para ver o guia de visitação! Boa visitação!
Para saber mais sobre o Museu Nacional de História Natural da Quinta da Boa Vista – UFRJ (clique aqui) para ver o guia de visitação! Boa visitação!
Comentários
Postar um comentário