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Postado por
Nívia Bellos
em
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Uma das coisas mais difíceis em trabalhar nem sempre é produzir ou cumprir prazos e sim é se relacionar com a equipe. Isso é algo tão importante que não é difícil encontrar anúncios de vaga de emprego pedindo saber se "relacionar com equipe". Ou então noticias que tratem sobre comportamento dentro de empresa.
E é este o cenário escolhido por Sheryl Sandberg em "Faça Acontecer - Mulheres, trabalho e a vontade de liderar" da editora Companhia das Letras. Pra quem não conhece a moça de 44 anos ela hoje atua no Facebook como chefe de operações e é membro do conselho da empresa. Além disso já foi capa das revistas Times e a Forbes por chegarem posições importantes no mundo empresarial.
E em seu livro ela conversa com o leitor sobre trabalho e a mulher, eu digo conversa porque é um livro curto e super gostoso de ler, contudo muito honesto. A ideia do livro é o seguinte: Como ela possui um currículo pra poucos, Sheryl percebeu que poucas mulheres conseguem altos cargos e que boa parte desta fato ocorre por causa do comportamento da própria mulher.
Bom, pra ser honesta eu ainda não terminei (estou no capitulo 6 onde ela aborda a importância de sermos francos as vezes numa boa relação). E o livro não é verdade absoluta, mesmo trazendo pesquisas e dados importantes que dá mais base ao temas que ela aborda em cada capítulo o livro, mas porque sinceramente o livro deveria ser lido por todos. Pois creio que seja difícil não reconhecer em algum momento ou realmente pensar que nada daquilo seja útil. Por exemplo: no capitulo 4 onde aborda questão de cargo de trabalho e diz que muitas mulheres demoram pra assumir novas funções, pois acreditam que tem que estar totalmente qualificado. E eu ao final do capitulo me inclui, pois já deixar de me candidatar a uma vaga por não acreditar q seja totalmente qualificada.
A questão não está em somente nos atos feitos só por mulheres e sim atos que qualquer um faz, mas infelizmente é mais recorrente em mulheres. E o mais legal é a honestidade dela em certos momentos do livro e mostrando que não é receita de bolo para o bom emprego. Por exemplo: quando ela divide com o leitor que já chorou na frente de um chefe ou que já ficou em duvida em negociar salário. Desta maneira o livro não toma o tom de auto ajuda ou de "felicidade garantida" e mais para "olha deu certo pra mim, porque tu não tentar também?", por exemplo:
- O que tem de errado em você admitir que fez um bom trabalho?
- É importante você ser confiante, pois no meio do trajeto terá desafios.
- Não espere que alguém veja que está fazendo um bom trabalho e a valorize por isso a todo momento.
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