Novidades:
Procurando...

Busque Inspiração - Alice no Sertão das Maravilhas


Trabalho de conclusão de curso possui algumas  opções: aquele tipo de projeto que tu vai querer esquecer ou aquele projeto que você vai ter sempre com carinho no coração. Especificamente, o meu é a segunda opção.

Ficou bom? Não (hoje olho pra ele e vejo muitas falhas), mas reconheço o valor que existe nele. Contudo, algumas vezes existem projetos que podem ser o TCC - trabalho de começo de carreira [assim que um professor denominava essa etapa do curso para dar animo aos alunos cansados]. No geral, são aqueles trabalhos em que, mesmo que exista falhas e detalhes a ser melhorados, não afetam na sua beleza. Também pode-se chamar de trabalhos completos - pois tudo que pode ser melhorar e acrescentar, e não arrumar.

Um exemplo desses é o caso do Alice no Sertão das Maravilhas, feito pelo aluno Erlan Carvalho pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Para entender rapidamente do que se trata, a proposta do projeto é adaptar o clássico "Alice no País das Maravilhas" pondo no contexto do sertão brasileiro. Ou seja, trabalhou em todas as referências e nos elementos literários dessa obra e buscou a "equivalência" dentro da cultura nordestina, isso por si só já é interessantíssimo. Pois isso demonstra um conhecimento da cultura local, como também uma compreensão da sua literatura.

Para seguir a lógica do projeto, além da adaptação do texto, também houve a criação das ilustrações seguindo a estética do cordel (caso não saiba o que, veja esse link) com o uso da xilogravura - um técnica de impressão talhada em uma base na madeira. Caso queira entender melhor essa técnica, veja esse link.

Sendo sincera, esse é um projeto que gostaria de ter na minha coleção!
Caso queira ver melhor e com mais detalhes, acesse o Behance de Erlan Carvalho.






0 comentários:

Postar um comentário