Novidades:
Procurando...

A Arte de ouvir


Capa do texto

Na área do design fala-se muito em criar peças, projetar produtos e ter ideias inovadoras. Até ai, ok. Mas já repararam que pouco se fala sobre ouvir?

Falo de ouvir mesmo, colocar todo a sua atenção para aquilo que seu cliente esta transmitindo durante a conversa. Seja pela maneira que ele coloca as palavras, ou na sua maneira de se comportar. Cada detalhe pesa, lembre-se disso.

Um fato que cada vez tenho mais certeza é que, de um modo geral, as pessoas não sabem pensar uma imagem. Explico: uma das habilidades que é desenvolvida durante a faculdade  é conversar sobre uma imagem ou composição. É normal ter um papel e um lápis, e  falar de algo que esta no campo da imaginação - tanto que existe vários rascunhos e testes durante essa etapa. Agora para boa parte da população, esse tipo conversa é uma tarefa muito árdua.

Ou seja, quando há esse desequilibro de habilidade  - é necessário uma dose a mais de paciência. Não desmerecendo a atividade de criação, longe de mim fazer isso. Eu mesmo já passei dias, horas tentando resolver peças gráficas (principalmente dentro da faculdade) e tudo pode piorar quando passamos por um bloqueio criativo. Criar não é um processo simples.

Mas toda criação tem solução, seja ela qual for. Agora como lidar com a frustração de um cliente? Doí ouvir palavras como "não foi assim que eu imaginei" - nessas horas, bate um grau de frustração em todos os envolvidos. Compreender os anseios e desejos daqueles que vêm até nós em busca de um projeto, esse sim é o desafio diário que cai sob o designer. Não somos psicólogos, mas devemos ouvir com atenção cada detalhe por aqueles que não conseguem se comunicar como gostariam.

0 comentários:

Postar um comentário