Novidades:
Procurando...

AD Ludus - Carcassonne

 

Curte histórias medievais? Já pensou em cuidar do seu próprio feudo? Bom, é isso que em Carcassonne proporciona.

Foto aerea do cartelo de Carcassonne. Vê o castelo em sua totalidade e parte das construções do lado de fora do muro.
(Fotografia: Chensiyuan)


Antes que estranhe, sim Carcassonne é o nome de de uma fortificação na França, muito bonita inclusive. Essa construção inspira o nome de um jogo de tabuleiro com o mesmo nome. Neste jogo, a movimentação é simples: a de colocação de peças. Dessa forma os jogadores criam parte da paisagem do sul da França. As tiles, como são chamadas essas peças, podem representar: parte de uma cidade, estrada, mosteiro, pradaria ou algumas combinações das mesmas ilustrações. Peça por peça, o jogo acaba criando o entretenimento e um certo grau de complexidade. Já que essas peças quando combinadas uma ao lado das outras, o mapa surge e as cidades e as estradas se ligam.

Assim, Carcassonne se mostra um jogo simples de jogar e divertido, pois o grau de combinações existente é muito grande. Sem falar que a curva de aprendizagem dele também é baixa, o que é mais um incentivo para aqueles que não tem familiaridade com os jogos de tabuleiro.


Outro detalhe que dá um charme ao jogo são são meeples. Eles são os “peões” do conjunto, mas com uma solução visual bem simpática, ao invés daquela aparência clássica de cone (comum em jogos como Banco Imobiliário), eles realmente parecem homenzinhos e de madeira ainda. São eles que demarcam dentro do mapa a região de cada jogador e também é a maneira de pontuar, ou seja, na cidade como um cavaleiro, na estrada um ladrão, em um mosteiro um monge, ou na pradaria como um fazendeiro. Quando essa área é completa começa a contagem dos meeples pontuando assim os jogadores.

Foto de uma pilha de meeple coloridos.




Hoje, Carcassonne é um dos grandes nomes dos jogos de tabuleiros, tanto que já ganhou expansões e vários prêmio, inclusive o de "jogo do ano" da edição de 2011 da Spiel (Spiel é um dos maiores encontros de jogos realizado anualmente na Europa). Um jogo tático simples que oferece uma experiência única.

0 comentários:

Postar um comentário