Novidades:
Procurando...

Book Dica: Coisas de Adornar paredes




Lembra quando escrevi sobre o Ciclo de Quadrinhos? Caso não tenha lido, clique aqui. Caso já saiba do que estou falando, quero contar uma das últimas aquisições que fiz durante os encontros – Coisas de adornar paredes, do autor José Aguiar.
A proposta dele é bem diferente, relata várias histórias escritas por um morador de Curitiba, todas partindo do mesmo pressuposto: dos pequenos detalhes que compõem a nossa parede. As vezes é uma foto, as vezes é um objeto religioso – mas todas elas possuem alguma história.

Para quem esteja acostumado a só ler títulos mais conhecidos, esse é bem fora da curva. Primeiro por sua estrutura: ele é composto por vários capítulos com pequenas histórias (remetendo a contos), algo pouco comum para os HQ. Enem vale comparar com e diferente do estilo da Turma da Mônica, pois mesmo tendo pequenas histórias, a do Aguiar possui algo que as uni.

A segunda particularidade dessa história é em relação a estética. Para mim que estava acostumada a obras digitais, ver páginas feitas todas com nanquim diluído é uma experiência visual muito bacana. Porque você percebe outras possibilidades de ilustração – como comporto o cenário, sombras, ritmo da história. A composição das páginas é muito interessante, por exemplo a página 79, do conto “O crucifixo do Pinheiro” é uma das páginas mais interessantes devido a sua composição – encontro de um casal que não preciso ver os personagens, só a silhueta (Gestlat já explicava isso).

Foto da capa da HQ

Foto da página 79, a silhueta de um casal e uma taça de vinho no meio da página

Fotos das páginas do livro Coisas de adornar paredes


Caso esteja na busca de uma história diferente ou queira conhecer mais títulos nacionais, eu considero que Coisas de adornas paredes é um bom começo – leitura gostosa e de linguagem acessível. Mas para quem busca ampliar seu repertório em HQ: não pode perder.

0 comentários:

Postar um comentário