Novidades:
Procurando...

Book Dicas: Ganhar mais, gastar menos e investir melhor




Dentro da cultura do Brasil, existe o habito de não falar de dinheiro. Discute-se o preço dos itens da casa, mas nunca a remuneração de alguém. Para piorar a situação, a área do design é mais complicada ainda. Mesmo tentando estabelecer alguns padrões de valor (a famosa tabela de preço), cada projeto varia dentro da sua complexidade.


Com esse cenário todo desfavorável, escrevo esse book dicas sobre a obra: Ganhar mais, gastar menos e investir melhor – o livro do dinheiro para mulheres das autoras Denise Damiani e Cynthia de Almeida.

Eu conheci depois desse episódio do podcast mamilos:




Eu me interessei pelo livro não só pelo episódio simpático que as meninas proporcionaram. E sim devido a boa reflexão sobre o dinheiro que as autoras propõem: desde como se obtém dinheiro (como está a sua carreira), como gerencia seus gastos, e como investir e planejar o futuro. Se fosse para resumir suas 256 páginas, seria nessa pergunta: qual é o tipo de relação que você mantém com o dinheiro?


Pergunta simples numa primeira pensada, mas se for analisar na ponta do lápis – é fácil perceber suas particularidades: Como usa o dinheiro? Como escolhe gastar? Qual compra é importante fazer? Você está satisfeita com a sua renda? Dessa forma é possível perceber a relação entre dinheiro e nossas escolhas e como as organizamos.


Obs.: Entender essas relações e nossos critérios de escolha para mim foram ampliados depois de ler o livro da Thais Godinho, caso não saiba do que estou falando, clique aqui.


E já deixo de aviso, não pensem que devido ao título o livro seja restritivo. Ok, ele é focado nas mulheres, contudo muitas dicas ali contidas servem para todos que se interessam em crescer na carreira. Este foco no público não é nenhum mistério já que todos sabem que infelizmente mulheres ganham menos que homem. E para piorar a situação, poucas tem um real controle de sua vida financeira. O que torna um ponto positivo, pois já que se destina para um público que entende pouco, fica claro a busca por uma linguagem simples e direta. Tornando palatável para qualquer leitor.


Para ficar mais claro, transcrevi o sumário da obra:


Vamos falar de dinheiro?
Capítulo 1: por que a relação com o dinheiro é tão complicado?

Ganhar
Capítulo 2: O seu real valor
Capítulo 3: Como ganhar mais
Capítulo 4: A arte de negociar
Capítulo 5: Relacionamentos – a chave do sucesso
Capítulo 6: A rede de conversação, ferramenta fundamental de vendas

Ganhar
Capítulo 7: Seus gastos refletem o que você quer conversar?
Capítulo 8: Como evitar ciladas na hora de gastar
Capítulo 9: Gastos em família

Investir
Capítulo 10: Qual é o seu sonho?
Capítulo 11: Como fazer o dinheiro crescer

Para fechar
Conclusão
Bônus: Mulheres extraordinárias falam sobre dinheiro
Anexo: Planilha Ganhar-Gastar-Investir

0 comentários:

Postar um comentário