Novidades:
Procurando...

Ciclo de quadrinhos




Já faz algumas edições da qual participo dos “Ciclo de Quadrinhos”, realizados aqui em Curitiba pelo quadrinista José Aguiar.

A proposta é: uma palestra para explicar alguns personagens e suas histórias a partir dos grandes filmes. Por exemplo: quando lançou o DVD do “Dr. Estranho”, houve o encontro do HQ para explicar melhor quem é esse personagem e mostrar um pouco como ele foi representado nas várias mídias. Assim, o grande público tem a oportunidade de conhece melhor os personagens que estão nos filmes. Até porque, eles não são novos. Muito pelo contrário, algumas histórias foram construídas nas décadas de 50 e 60 (no caso de Dr. Estranho, a primeira aparição dele foi em 1963 na edição 110 da revista Strange Tales).

Eu já ouvi sobre:
  •  Dr. Estranho 
  • Logan
  • ‎Will Eisner e Jack Kirby
Inicio da palestra com José Aguiar (Fotografia: Nívia Bellos)

Infelizmente, o universo das histórias em quadrinhos ainda é visto por muitos como material de importância menor – seja por remeter muito ao universo infantil ou simplesmente de menor relevância. E devido a essa mentalidade, boas histórias acabam não circulando como deveriam. Por isso mesmo, vejo de grande importância essa ação realizada pelo Aguiar – trazer mais os grandes personagens para o grande público.

Público que participou do encontro sobre Dr. Estranho (Fotografia: Nívia Bellos)
No meu caso, eu li muito pouco de histórias de super-herói. Nada contra quem leia, mas é um gênero dos quadrinhos que não me atraia enquanto leitora. Ou seja, mesmo sendo uma grande entusiasta das histórias em quadrinhos, muito das grandes histórias eu não li. A consequência disso, por exemplo foi com o filme do  Dr. Estranho – não li as HQ, não vi o filme. Só vi depois de ter ido a palestra e ainda ganhar o DVD no sorteio. Hoje eu já estou mais disposta a ler Shamballa (adoro histórias que fecham em si).

Caso tenha oportunidade – vá nesses encontros. Caso não possa por algum motivo, também sugiro acompanhar alguns produtores de conteúdo que falem de história em quadrinho. Como sugestão, eu indico o podcast Confinsdo Universo – produzido pelo pessoal do Universo HQ.

Para saber mais:
Encontro de Quadrinhos - site
Local: Livraria Curitiba no shopping Palladium 
Horário: a partir das 19h30
Data: mensalmente

0 comentários:

Postar um comentário