Novidades:
Procurando...

Curso: Como montar e manter uma pequena editora

Imagem da capa "Curso: como montar e manter uma pequena editora"


Agora em Junho, eu terminei um curso oferecido pela Unil: Como montar e manter uma pequena editora, ministrada por Jiro Takahashi.

Antes de falar do curso em si, quero explicar o que é: a Universidade do Livro (Unil), é organizado pela Fundação Editora da Unesp. Tem como objetivo oferecer cursos de aperfeiçoamento para todos aqueles que trabalham com livros – sejam livreiros, revisores ou editores.

Por não se falar muito das atividades que precisam ocorrer para confeccionar um livro, torna a atividade editorial até certo ponto pouco compreendida, já que se fala muito do autor e da editora – mas não dos profissionais que encontram- se dentro da editora. Tanto há poucos cursos para a área.
No meu caso, eu já tinha feito um outro curso da Unil com foco na produção gráfica (caso queira saber como foi, clique aqui). E mesmo já atuando desde 2014, eu decidi fazer o curso  com o objetivo de entender mais detalhadamente o negócio e não tanto a parte de produção. Assim, todo material passa pelas etapas chaves, mas isso não significa que eu sei o que acontece na parte comercial ou como fazer um contrato. Se num futuro, eu montar uma editora, ok.  Mas eu queria melhorar minha percepção empresarial e até de macroeconomia.



O curso tem o formato Educação a distância (EaD) e é dividia em seis aulas:
  • Aula 0 – Utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA Ead/Unil) e Introdução.
  • Aula 1 – Razões de ser uma pequena editora: seu espaço no mercado editorial. As oportunidades e os riscos gerais.
  • Aula 2 – Cuidados editoriais e mercadológicos para a montagem de uma pequena editora.
  • Aula 3 – Cuidados legais e administrativos para a montagem de uma pequena editora.
  • Aula 4 – As particularidades de funcionamento de uma pequena editora – Projetos editoriais e produção.
  • Aula 5 – As particularidades de funcionamento de uma pequena editora – Divulgação e distribuição.
  • Aula 6 – Manutenção saudável do projeto. Desafios pessoais e empresariais no mundo atual.
Até por ser poucas aulas, isso dificulta a ideia de “vou fazer só esse curso e já vou saber montar a minha empresa” – ao contrário, ela oferece uma visão geral e o restante é contigo. Além disso, os exercícios achei muito bom, pois é uma oportunidade para imaginar outros cenários, por exemplo: como divulgar um livro sobre “preservação ambiental da região do Pantanal mato-grossense” (admito que senti dificuldade de responder).
Fica a dica desse curso para quem já trabalhe com livros. Qualquer coisa, escreve aqui nos comentários :D

0 comentários:

Postar um comentário