Novidades:
Procurando...

Tucum


Infelizmente, os povos indígenas é uma parcela da população que nem sempre é lembrada. Segundo os dados do IBGE no Censo Demográfico realizado em 2010, a população indígena é de 817 963 habitantes (o que representa aproximadamente 0,47% do total). Mesmo com esses dados gerais, percebe-se que estamos abordando uma parcela da população da qual ouvimos falar pouco (caso hoje conheça alguém que faça parte de uma comunidade indígena, a história muda...).
Diante desse cenário, surge a Tucum Brasil.
A Tucum é um coletivo que une artesão + indígenas + pesquisadores + artistas.
Nosso propósito é difundir a diversidade cultural expressa nas artes e ofícios, valorizando os diferentes modos de criar e existir. Nos preocupamos com toda estrutura da cadeia produtiva, a fim de estabelecer duradouras parcerias. Nas relações estabelecidas com os artesãos, atentamos às questões políticas, socioambientais e particularidades que os diferentes contextos locais nos colocam.


Em termos práticos, o coletivo propõe levar a cultura de algumas etnias a mais pessoas por meio de seus produtos. Quando compra algum item em seu site é possível não só saber quais materiais foram usados para confeccionar, como também um pouco da história daquele grupo: onde vivem; qual é o dialeto; como é feito a peça.

Imagem de uma cesta feita de fibra natural.
Essa peça foi feita por Lucas Guarani / Materias-Primas: Arumã (fibra) / Etnia: Os Guarani Mbya (Fotografia: Tucum Brasil)

Foto de um colar de várias voltas feito a partir de sementes e fibras naturais.
Essa peça foi feito por  Pjêhtyc Krahô / Materias-Primas: tiririca (semente) e fio de tucum / Etnia: Krahô (Fotografia: Tucum Brasil)



Para saber mais:
Por que o dia 19 de abril é o Dia do Índio? 
Funai 
Podcast Miçangas #03: Miçangas Tchecas no Alto do Xingu

0 comentários:

Postar um comentário