Novidades:
Procurando...

ESDI - além dos muros


Imagem de capa. Imagem do evento Esdi Aberta (Foto: Ana Clara Tito)

A ESDI sempre vai estar na história. Todo estudante de design em algum momento já ouviu falar dessa universidade. Caso você nunca tenha ouvido falar, a Escola Superior de Desenho Industrial (ESDI) foi a primeira escola de ensino superior do Brasil na década de 60. Ou seja, ela foi a grande referências em relação ao ensino do Design - antes dela não existia curso com um programa de ensino similar.


No meu caso, eu ouvi pela primeira vez durante as aulas de história do Design. Contudo num primeiro momento, eu acreditei que ela já tinha fechado as portar (ingenuidade de caloura). Não só eu descobri que estava errada, como também tive a oportunidade de ir lá pessoalmente. Ainda me lembro dos meus primeiros passeios no centro do Rio procurando a ESDI (hoje  não é difícil de encontrar, mas na época não havia placa nenhuma na rua indicando a instituição, ou seja, deu um certo trabalho).

Hoje a ESDI não esta em seus melhores momentos – infelizmente por motivos externos a instituição ficou numa situação muito complicada, já que a crise que assola o estado do Rio de Janeiro afeta diretamente. Na minha opinião a ESDI não é só um curso de design no Rio de Janeiro, e sim um "patrimônio" para a nossa área – não só pelo pioneirismo que ela carrega como também os grandes nomes que saíram de lá, por exemplo: Fabio Lopez / Almir Mirabeau /  Rodolfo Capeto.

E se serve de conselho, caso tenha oportunidade: visite-a! Não digo em necessariamente em fazer um curso lá e conseguir o diploma. Sim, conhecer o espaço, participar dos eventos e conhecer as pessoas! Pois lá cultiva-se muito o espírito de comunidade – o que ao meu ver achei o mais gostoso. Não são pessoas que "focam no mercado" e sim discutem e pensam como tornar o tempo ali dentro o mais produtivo. A comunidade cresce por estar unida!

Foto de Lucy Niemeyer durante um seminário. Ela esta sentada em uma mesa em frente a uma tela de projeção.
Foto tirada em 2016 durante um seminário com participação de Lucy Niemeyer falando sobre a educação do design em Portugal (foto: Nivia Bellos)

Eu e Rennan frequentamos algumas vezes lá: visitamos o espaços / participando de eventos e seminários / conversando com as pessoas. E sempre saímos de lá aprendendo alguma coisa, pois dividir é importante.

Fica a dica dessa redatora: visite a ESDI.

Obs.: A foto de capa desse texto foram tirados por  Ana Clara Tito.

0 comentários:

Postar um comentário