Novidades:
Procurando...

Fábio Lopez e o MiniRio

Imagem da capa - O projeto do Minirio, onde aparece: sambodramo, cristo redentor, central do Brasil, Bonde da Lapa. Tudo a traça.

Fábio Lopez, além de seu trabalho com o MiniRio, que falaremos a seguir, ele também é o responsável pela identidade visual do CCD (Centro Carioca de Design), é designer formado pela ESDI (Escola Superior de Desenho Industrial da UERJ).


Ele foi convidado pela Tátil Design para criar junto com eles a identidade visual dos Jogos Olimpíadas Rio 2016, que já falamos aqui no AD, clique aqui pra ler mais. As curvas e o conceito da marca foi aplicada não só a tipografia visível com o logotipo, como também no projeto pictográfico, projeto esse feito pela COB (Comitê Olímpico do Brasil). A fonte olímpica, infelizmente criou um equivoco técnico pois causou um paralelo entre a marca e a fonte, pois por muitas vezes a fonte foi escolhida pela mídia nacional para identificar nas propagandas e faixadas.
Marca da Olimpiada do Rio 2016
Fábio pesquisou o panorama completo das Olimpíadas de Londres, colecionou várias referencias visuais durante os jogos de 2012, fazendo assim um levantamento de dados e coletando informações dos trabalhos artistismos desenvolvidos durante Londres 2012. Trabalhos críticos, com aspectos que impactavam os jogos ou até mesmo a publicidade.


Marca da Olimpiada de londres de 2012

Londres era muito retilínea em seu conceito, tanto na criação da marca como na aplicação dela, já o Rio é curvilíneo e fluido, criando uma antítese dos jogo. Nesse momento ele fez uma recapitulação da provocação de 2012, lançando assim e a inspiração o projeto MiniRio. Para desenvolver em termos criativos a síntese gráfica da cidade do Rio através dos pictogramas que real simbolizam a cidade e a sua cultura e arte.
 teatro Municipal  Brasão da cidadeIgreja da Penha Cristo RedentorCatedral Metropolitana Central do BrasilFiocruzCCBB
MiniLab - laboratório de padronagem com o MiniRio, pictogramas, criando texturas e aplicando cores, números e até mesmo as questões tipográficas do MiniTi (fonte tipográfica desenvolvida a partir desse projeto). O projeto trouxe um conceito bem legal e comercial na elaboração da identidade do Rio e as questões de design gráfico voltado a cultura local.
Porta bandeira e Mestre de ala.Estação primeira da MangueiraPortela

O MiniRio Carnaval é seu último trabalho pictográfico e, também, no futuro próximo lançará o projeto miniTatto. Atualmente ele tá trabalhando na criação de um livro, onde reportará toda sua experiencia e também participa do Colab55 uma loja colaborativa. 
Alguns dos seus trabalhos temos como destaque também a criação do projeto de Banco Imobiliário Carioca, War in Rio (jogo de tabuleiro criado em 2007) e o Batalha da Vala, paródias e trabalhos conceituais, que o criador leva de uma maneira irônica os problemas sociais da cidade do Rio. 


Imagem do tabuleiro "Banco imobiliário carioca" - é o mesmo projeto gráfico do jogo clássico da estrela, mas com o contexto de locais do Rio de Janeiro.


Imagem do "War in Rio" - é uma replica do mapa do Rio de Janeiro com a divisão semelhante ao jogo WAR.

Conteúdo é 15% Negativo, 15% Crítica e 70% Positivo.

0 comentários:

Postar um comentário