Fábio Lopez, além de seu trabalho com o MiniRio, que falaremos a seguir, ele também é o responsável pela identidade visual do CCD (Centro Carioca de Design), é designer formado pela ESDI (Escola Superior de Desenho Industrial da UERJ).
Ele foi convidado pela Tátil Design para criar junto com eles a identidade visual dos Jogos Olimpíadas Rio 2016, que já falamos aqui no AD, clique aqui pra ler mais. As curvas e o conceito da marca foi aplicada não só a tipografia visível com o logotipo, como também no projeto pictográfico, projeto esse feito pela COB (Comitê Olímpico do Brasil). A fonte olímpica, infelizmente criou um equivoco técnico pois causou um paralelo entre a marca e a fonte, pois por muitas vezes a fonte foi escolhida pela mídia nacional para identificar nas propagandas e faixadas.
Fábio pesquisou o panorama completo das Olimpíadas de Londres, colecionou várias referencias visuais durante os jogos de 2012, fazendo assim um levantamento de dados e coletando informações dos trabalhos artistismos desenvolvidos durante Londres 2012. Trabalhos críticos, com aspectos que impactavam os jogos ou até mesmo a publicidade.
Londres era muito retilínea em seu conceito, tanto na criação da marca como na aplicação dela, já o Rio é curvilíneo e fluido, criando uma antítese dos jogo. Nesse momento ele fez uma recapitulação da provocação de 2012, lançando assim e a inspiração o projeto MiniRio. Para desenvolver em termos criativos a síntese gráfica da cidade do Rio através dos pictogramas que real simbolizam a cidade e a sua cultura e arte.








MiniLab - laboratório de padronagem com o MiniRio, pictogramas, criando texturas e aplicando cores, números e até mesmo as questões tipográficas do MiniTi (fonte tipográfica desenvolvida a partir desse projeto). O projeto trouxe um conceito bem legal e comercial na elaboração da identidade do Rio e as questões de design gráfico voltado a cultura local.
O MiniRio Carnaval é seu último trabalho pictográfico e, também, no futuro próximo lançará o projeto miniTatto. Atualmente ele tá trabalhando na criação de um livro, onde reportará toda sua experiencia e também participa do Colab55 uma loja colaborativa. Alguns dos seus trabalhos temos como destaque também a criação do projeto de Banco Imobiliário Carioca, War in Rio (jogo de tabuleiro criado em 2007) e o Batalha da Vala, paródias e trabalhos conceituais, que o criador leva de uma maneira irônica os problemas sociais da cidade do Rio.
Conteúdo é 15% Negativo, 15% Crítica e 70% Positivo.
0 comentários:
Postar um comentário