Novidades:
Procurando...

Caligrafia com Juliana Moore

 
Imagem da capa escrito "Workshop - Fundamentos Caligrafos" feito por Juliana Moore.

Nesses dias de janeiro fui numa palestra sobre Caligrafia na Pictorama, com a palestrante Juliana Moore, e de ante mão foi bem legal!
 Mas, primeiramente, o que é a Pictorama? Como eles mesmos se definem: são um estúdio de design especializado em comunicação corporativa, que há 7 anos começaram a desenvolver projetos em mídias impressas e digitais, e desde de 2013 estão organizando workshops e palestras. O espaço tem aquela carinha de estúdio de design. Fica numa sala comercial num prédio na Cinelândia, Centro da cidade do Rio de Janeiro.
 

Marca da Pictorama - uma representação de um boneco a traço com a cor laranja

 Obs: Essa foi a primeira palestra que organizaram no espaço do estúdio!
 

Logo de começo observei um lettrening, que pra aquela noite dizia tudo: "Não há estrada longa, quando há algo que se buscar". Logo após de uma ótima recepção, ao som de e uma música leve e harmoniosa, começou a palestra.

Imagem feito por Juliana Moore - escrito "Life is not about. Finding  your self it is about creating youtself"
(Fotografia: Juliana Moore)

Juliana Moore é designer gráfico e caligrafa, pós-graduada em Design de Tipografias pela Universidad de Buenos Aires. Trabalha com lettering para projetos de marcas, identidade visual, chalkboards (quadros negros), editorial e ações publicitárias. Desde 2015, ministra workshops de caligrafia e lettering. No geral suas oficinas visam abordar a caligrafia e o lettering de uma forma mais técnica e tipográfica, priorizando um entendimento aprofundado sobre o desenho de letras.


Foto de Juliana mostrando a técnica de caligrafia.
(Fotografia: Pictorama Design)

Ela começou o bate papo no universo das letras e discutimos o que é cada campo, partindo do principio da diferenciação do que é escrita e o que é caligrafia. A Escrita é o que aprendemos, muito dela faz parte da nossa personalidade, é uma questão de norma e aprendizagem. Já a Caligrafia é uma padronização, com regras de contra forma, composição de página, tamanho de fonte e tem muito a ver com a tipografia e forma dos tipos. Já também apontou o que era Lettering e como se podia entender, para começar, lettering estão muito mais próximo a uma ilustração e é questão de desenho, como você quer passar aquela informação.

Após isso demos uma rápida passada pela história da tipografia e das artes gráficas, até chegarmos a tipografia digital, que abre um novo caminho para o escultor de tipos. (Type Designer).

O primeiro contato de Juliana Moore com a tipografia foi na faculdade de design gráfico, ela já tinha algum contato com blog e isso a instigou a procurar mais sobre tipografia, principalmente depois de seu contato com as aulas de história do design. No final do curso ela fez seu TCC na área, no entanto trabalhando com a caligrafia artística em tela - em outras palavras ai que ela foi compreendendo as diversas aplicações da tipografia.

Nessa mesma época fez um curso com Cláudio Gil, no Rio, e pouco tempo depois com Andréa Branco, em São Paulo, onde ela desenvolveu uma fonte, como referência em Edward Johnston - o criador do método de criar tipos. Juliana Moore, trabalhou por algum tempo na área de Motion Design, porém queria fazer sua especialização na Argentina, com o tempo conseguiu e conheceu o coordenador do curso, Rubén Fontana, da Universidad de Buenos Aires.

Aprender o fundamento da caligrafia é repetição e isso é essencial para depois subverter a tipografia ao seu design.


Ela tem como referencia Claúdio Gil, caligrafo e designer formado na ESDI, percorre o Brasil desde 2004 com oficinas de caligrafia e utilizando-se das exposições para difundir a arte da caligrafia e Andréa Branco, caligrafa profissional há 28 anos, designer tornou-se referência do meio por ter pesquisado e realizado as mais diversas aplicações desta técnica de caligrafia.

Fontes:
www.facebook.com/PictoramaStudio/
www.pictoramadesign.com.br/workshops/introducao-caligrafia/

0 comentários:

Postar um comentário