Novidades:
Procurando...

O que é trabalhar com diagramação?

capa do texto - arte com a frase "o que é trabalhar com diagramação?"

Para quem não sabe, além de produzir conteúdo para esse blog - a minha principal atividade é diagramadora.
Mas o que é trabalhar com diagramação?


Na verdade, o nome correto é Designer Editorial, pois diagramação é uma parte das minhas responsabilidades. No meu caso, eu trabalho desde 2014 no ramo editorial - já produzi material para crianças de 3 anos até preparatório para concurso público.
E de uma maneira bem resumida:
 eu sou responsável por toda a parte gráfica do material e pela experiência de leitura (ainda mais tratando-se de leituras longas).

Imagens de 2 paginas de um projeto pessoal. Na direita a imagem de abertura do material e na esqueda o inicio do conteúdo.ra
Um dos meus projetos (ainda não finalizados) – um material para uma ONG de São Paulo. Ele é contruido com a fonte Palatino e Bodoni.
Vamos ao meu exemplo favorito: bula de remédio.

Bula de remédio é um dos melhores exemplos da importância de um bom projeto, pois ali contém informações importantes para a sua saúde (tanto que a recomendação médica sempre "leia a bula antes de tomar qualquer medicamento"). Ele não precisa ser esteticamente lindo, mas totalmente funcional - pois quem for ler precisa encontrar a informação o mais rapidamente e não ficar lendo toda a bula para tirar uma dúvida. Ou então, sentir dificuldade ao ler quando a letra é muito pequena (isso acontece muito com as pessoas de mais idade).

Tanto é que no Paraná o núcleo de Design da UFPR desenvolveu um modelo padrão para todas as bulas de remédio, para saber mais veja esse link.

Ou seja, eu resolvo todas as questões gráficas que o projeto precisa (que letra usar, formato, espaçamento...), faço toda a montagem (a montagem que é a diagramação) e cuido dele até o momento em que chega da gráfica.

Para deixar esse texto mais ilustrativo, deixo aqui o vídeo feito pelo jornal gaúcho Zero Hora:


0 comentários:

Postar um comentário