Novidades:
Procurando...

Nas dunas de Journey


Esse texto na verdade é uma relançamento (se quiser entender, veja esse texto).

O jogo é de 2012 lançado exclusivamente para PS3 e foi feito pela empresa ThatgamesCompany (sim, tudo junto! Não é erro meu). Este jogo não é para qualquer um, pois não é nem de plataforma muito menos de tiro. Journey é um jogo filosófico digamos assim. Com um trabalho de gráfico bem interessante e simples o jogo se passa em uma viagem.

Você é um personagem que vai desvendando uma história de uma cidade ou civilização, mas nada muito claro porque o jogo não tem texto ou qualquer elemento verbal de comunicação entre o jogador e os fatos do jogo. Logo você não sabe ao certo o que faz, o porque está ali ou se tem q pegar medalha. Porque isso não importa. Simples assim.

O importante do jogo é o caminho e a companhia. Sim, o jogo é feito todo pensado para ser feito em dupla. Contudo, a comunicação entre eles não ocorre por meio de janelas de chat. Na verdade ai está o charme do jogo, porque durante o passeio você e seu colega se interagem e descobre o que há em cada duna e além de ter um desafio maior - como se comunicar com aquela pessoa?

Bom, vai da criatividade do jogador. Logo Journey já se mostra bem diferente de outros jogos pela maneira que foi construída. Eu sinceramente não levei muita fé no jogo. Mas com o desenrolar da caminhada e um final bem simbólico digo que é um bom jogo pra ser visto (até porque eu não joguei, só assisti). Mas como designer devo dizer que é um jogo ótimo!
Porque:


  • Simplicidade da composição. Os cenários de um modo geral não tem muitos elementos, mas são ricos simbolicamente. 
  • Os personagens são simples também, mas demonstram muito bem sua evolução. Isso através da própria vestimenta. 
  • Há trechos com uma representação de povos antigos, mas nada muito explicito 
  • Muito cuidado com a construção dos ambientes - principalmente com a paleta de cores e com a música. Pra quem não sabe, a música do jogo foi premiada e sim ela é um elemento de composição super importante pro jogo. Ela consegue te envolver na situação. Mas as paletas de cores utilizada também ajuda, não só pra representar o local. Mas de mostrar os bons e maus momentos que acontecem no jogo. 
Para demonstrar melhor, deixo aqui o vídeo produzido por Leon Martins (canal Coisa de Nerd)

0 comentários:

Postar um comentário