Novidades:
Procurando...

Design de Produto como ferramenta humanitária

Foto de capa. retrato do designer Nicolás García Mayor e um mockup de seu projeto.

Um dos assuntos que fiz questão de acompanhar durante o ano de 2016 foi a situação dos refugiados. E pensando de maneira ampla tem tudo haver com o design.

Como muitos, eu me atentei ao assunto devido as noticias sobre a situação da Siria - ao longo de todo ano vinham noticias de quantas pessoas saíram de suas casas em busca de condição de uma vida melhor.


" Depois de enfrentar meses de cerco e bombardeios, parte dos civis do leste de Aleppo, na Síria (Fotografia: Siria, 2016, Medico sem fronteira, KARAM ALMASRI)
Mas depois de tanta noticia, eu descobri que a situação não se restringe aos Sírios. Na verdade falamos também de alguns países como: Sudão do Sul (conflitos políticas), Haiti (questões climáticas), Somália (conflitos políticas). Segundo o dado da Nações Unidas até final de 2015 já eram 65,3 milhões de pessoas que foram forçadas a se deslocarem.

Na imagem aparece um chão de terra batida e algumas tendas improvisadas de lona.
"Milhares de pessoas vivem no acampamento de Haradh, no norte do Iêmen. Estima-se que o número de imigrantes em Haradh esteja em torno de 3 mil pessoas." (Fotografia: Médicos sem Fronteira)

Logo, eu vejo sim um problema da qual o design poderia intervir: como dar condições mínimas paras essa população morar?

Se formos levar em consideração que o modelo atual de conseguir uma casa já é bem complicado (tanto que temos parte da população desabrigada ou morando na rua), agora também temos uma parcela da população que foi obrigada a largar toda uma história. Mesmo tendo os campos de refugiados muitos deles são áreas muito precárias onde muitos vivem em barras ou em container sem adaptação (para entender melhor como são esses lugares, veja essa matéria da Agência Brasil que mostra os principais campos de refugiados).

Devido a todo esse contexto (que provavelmente vai marcar muito o século XXI), eu quero comentar sobre o Cmax System. Ele é um projeto desenvolvido pensando pelo argentino Nicolás Garcia Mayor com foco em resolver o problema dos refugiados - não só na moradia, mas em todo o processo (transportar, instalar e morar).
A proposta foi desenvolver um produto que seja:
  • leve e fácil de carregar 
  • não precise de ferramentas para montas 
  • coubesse um bom número de pessoas


Para saber mais:
Direito dos refugiados pelo podcast Salve Melhor Juizo
A série "amanhã precisa ser melhor" pelo podcast O nome disso é mundo
A série "Siria - o coração do mundo" pelo podcast Anticast