Novidades:
Procurando...

Bauman para criativos


Mal tivemos a troca de anos e tivemos noticias ruim! Em 2016, o mundo perde a Princesa Leia. E agora em 2017 o mundo perdeu Bauman - isso que estamos no primeiro mês do ano.


Nada contra a atriz Carrie Ficher - ela realmente mudou o cinema de Ficção científica com sua interpretação de princesa guerreira. Contudo, quero dar espaço a um senhor que conheci a pouco tempo e que infelizmente não ganhou tanto espaço na mídia.

Zygmunt Bauman era um polonês nascido em 1925. Como muitos nas época, viu de perto a dor que uma guerra trás a humanidade - esteve na linha de frente durante a Segunda Guerra Mundial. Contudo, seu talento foi os estudos na área da Sociologia. Tanto que ele construiu o conceito de Sociedade Líquida. Num rápido resumo de conceito: Bauman vai explicar como a sociedade que era rígida e toda estruturada se transformou em algo muito mais solto e indefinido.

Um exemplo: no tempo dos nossos pais ninguém tinha muita dúvida do que iria fazer - trabalhar e constituir uma família. As instituições já eram bem definidas e as regras também - a regras sociais já eram bem claras. Agora num paralelo com a nossa realidade, a nossa vida tornou-se menos definitiva: necessariamente não preciso casar na igreja ou ter filhos. E muitas das respostas prontas que a sociedade sempre deu, hoje são questionadas.

Tanto que antigamente a minha vida seria impensável: sou mulher / tenho minha própria renda/ tenho educação superior / tenho um relacionamento estável.  É dessa mudança história e social que Bauman discorre para nós. OK, eu sei que muitos devem pensar "o que isso muda na minha vida?" e o famoso discurso utilitarista. Aos que pensam assim só tenho uma resposta:

Como você pretende projetar novos produtos se mal conhece a sociedade que vive? E com reflexão e pensamento critico que podemos entender e compreender por onde a sociedade já andou. Pesquisas normalmente mostra tudo aquilo que já aconteceu (passado), mas é com boas referências e a mente aberta que podemos ver o futuro.

E é através de pensamentos de Zygmunt Bauman que podemos entender que as dúvidas e as incertezas da sociedade serão mais presentes no século XXI.

Para saber mais:
Entrevista com Bauman no programa Milênio
Zygmunt Bauman - Fronteiras do Pensamento
Entrevista com Bauman a revista Época
Por que a morte do pensador Zygmunt Bauman se tornou viral? - El País


Obs.: nada desse texto substitui a leitura da obra dele e deixo claro que esse texto está longe de ser uma resenha de sua obra.
Obs.2: essa arte da capa foi feita no programa Adobe Photoshop. Com a foto de Samuel Sánchez (El País) e a fonte free Anders.

0 comentários:

Postar um comentário