Novidades:
Procurando...

Design no Dia dos Mortos

capa do texto - imagem de uma moça sentada em uma escadaria representando a morte.

Hoje no Atelier Design trazemos um pouco de uma cultura mesmo muito próxima com a nossa está muito distante de nossa realidade cotidiana. O Dia dos Mortos, também conhecido aqui no Brasil como Dia de Finados, é uma data onde cristãos vão visitar os túmulos de seus entes queridos, em sinal de respeito e lembrança.

Cartaz da Fiesta de Muerte. é uma ilustração onde aparece uma caveira no centro, e sob ela elementos representando a cidade.Porém na cultura mexicana essa data é lembrada de forma mais festiva e bem colorida, com várias atrações. Fortalecendo aos laços entre a tradição e a identidade do país.

La Catrina Vive! Fiestas de Muerte y Color está em sua terceira edição, ano 2016, e é um festival que acontece na cidade de Guanajuato, México. Traz vida a cidade e movimenta o turismo, chamando a atenção das crianças, famílias e artistas locais, com comidas típicas, artesanato e atrações. Como podemos ver no vídeo abaixo.




Em sua primeira edição em 2014 o festival fez um concurso local de cartazes e essa foi uma das primeiras de grandes surpresas que nós tivemos. Guanajuato foi o cenário para "La Catrina Vive!, Festa da Morte e cores de 2014" Festival esse que acontece, desde então, dos dias 30 de Outubro a 2 de Novembro, que irá inclui diversas atividades culturais e eventos públicos de massa.

Motivo pelo qual foi solicitado na época o Departamento de Diseño da Universidad de Guanajuato a colaboração dos alunos da licenciatura em Diseño Gráfico (Design Gráfico) para participarem de um concurso de cartaz para promover o festival. Onde os alunos tiveram a oportunidade de gerar propostas focadas a promover os valores culturais da identidade, através de cartazes com formas, colores e tipografias dentro das alegorias festivas do Día de Muertos.

Foram esses alguns dos resultados obtidos:

 
Um rosto de uma mulher pintado como se fosse uma caveira. E contornando o roto há muitas flores e prédios
Cartaz com um degrade (azul escuro para o azul claro). E no centro uma caveira com pinturas tipicas usando um chapéu. Nesse chapéu há prédios antigos.

Fontes:

Universidad de Guarnajuato
Festival La Catrina Vive
División de Arquitectura, Arte y Diseño

0 comentários:

Postar um comentário