Novidades:
Procurando...

Em sintonia com o Futuro

capa do Texto


Mesmo aqui sendo um blog com foco em Design é sempre bom ouvir pessoas de outras área. Para justamente ter uma ideia de outras percepções, e assim rolar aquela troca boa de conhecimento. E melhor ainda ver quando todos estão em sintonia.


E essa foi a sensação que tive ao participar da 14° Feira de Gestão organizado pela FAE, em Curitiba. O evento é com foco em Gestão e em Economia,  espaço para repensar as inovações que acontecem na área. O tema dessa edição foi “ Gestão e economia – soluções criativas para novos desafios”.  

Nossa equipe participou do segundo dia do evento. Nesse dia realizou-se uma mesa redonda, intitulada “ Nova Economia: a inovação por meio da criatividade e da colaboração”, com a participação de: Lala Deheinzelin (Futuróloga); Tomás de Lara (Coliber do Sistema B Brasil) e, por último, André Pegorare (um dos sócios do Nex Coworking).
Admito que o único que eu tinha um conhecimento prévio era o Nex Coworking, pois esse ano eles abriram uma unidade no Rio de Janeiro. Já a Lala e o Tomás foram realmente descobertas. Primeiro porque eu realmente não conhecia o trabalho da Lala, querendo ou não, o trabalho de um Futurólogo é pouco divulgado. Nós do AD também já falamos um pouco sobre esse trabalho na vez que encontramos com o Stuart Candy com a dinâmica do workshop de criação de cartazes nesse link vocês pode conferir mais e também veja o resultado de nossa equipe no nosso Behance. Já no caso do o Sistema B, eu conhecia algumas empresas, por exemplo: a Geekie, Natura e 99jobs.com. O que eu não tinha ciência é o fato de o perfil dessas empresas não são isoladas, pelo contrário. Elas acompanham toda uma linha de Gestão que se preocupa com seu impacto social e ambiental - caso queiram mais informações vejam esse vídeo e veja esse link.

da esquerda para a direita: Pró-reitor Everton Drohomeretski com o microfone, André Pegorare (Nex Coworking), Tomás de Lara (Sistema B) e por último Lala Deheinzelin (Futurista)
Bate-Papo com Lala Deheinzelin, André Pegorare e Tomás de Lara e o Pró-Reitor, Everton Drohomeretski.


Imagem com a Lala Deheizelin em destaque e ao fundo a tela mostrando um pouco do Fluxonomia 4D.
Fala da Lala Deheizelin mostrando o plano Fluxonomia 4D

Imagem mostrando a imagem geral do local do evento. Em primeiro plano mostra o público e ao fundo o palco.
Imagem Geral do local do evento.

A fala dos três participantes foi muito boa, pois além de dar uma visão geral de como cada um atua dentro do seu campo de ação. Ficou claro pra mim que todos estão cientes que as mudanças já aconteceram ou vão ainda acontecer - de uma maneira geral, todos estão criando os novos padrões do século XXI. Seja por meio de uma nova postura de gestores ou por um planejamento que agregue valores intangíveis, no sentido de que os novos serviços não podem ser só financeiramente viáveis como também dar ferramentas para a colaboração. Um exemplo legal disso é a Wikipédia - uma empresa que é viável financeiramente e totalmente imersa nas novas regras, pois permite que todos contribuam e usufruam.

Lógico, está bem de acordo com o que eu percebo dentro da área de o Design, de uma maneira geral, a sociedade está se tornando mais global e com isso os profissionais deverão aprender a ter uma visão mais global e sistêmica. Para ter uma ideia melhor, temos a conversa com a Hellem Pedroso que mostra um pouco desse cenário.

0 comentários:

Postar um comentário