Novidades:
Procurando...

Design então passa a ser Ciência Sociais Aplicadas



Mas por que ciência se surgimos das artes? Pois mesmo com o surgimento proposto pelas ideias modernistas (e lembrando que o Modernismo tinha como uma premissa a de zerar e construir uma gênese para todas as áreas, ou seja, tudo que era antigo simplesmente era desconsiderado para construir um início mais próximo do pensamento de ordem). Portanto para algumas gerações de designers as artes gráficas e a projetação seria algum sem denominação e único, que não teria interferência artística e não estava no campo pictórico, tão pouco, abstrato dos vanguardistas.

Sim, mas por que ciências? Pois toda ciência é baseado no pensamento científico de falseabilidade. Me diga você, designer, quando usamos isso? Durante nosso processo de investigação, ou em outras palavras, durante a metodologia de projeto. E nesse posso me referir a vários nomes de autores designers, arquitetos e engenheiros que conseberam métodos diferentes, porém posso afirmar que todos levam a falseabilidade do método científico, a priore.

Então o Design é Ciência, então, por que social aplicado?
Social, pois nossa ciência só faz sentido quando é aplicado a um grupo, comunidade e sociedade. Nós estudamos o objeto que por ela será ou está usando. Pensando dessa maneira a Ergonomia e a Usabilidade só fazem sentido se pensarmos nelas como uma ferramenta científica, que nos ajuda a projetar um objeto que será usado por um determinado grupo de pessoas ou um indivíduo - no geral adaptando às condições físicas pessoais, locais ou nacionais desse grupo ou ser.

0 comentários:

Postar um comentário