Novidades:
Procurando...

Cultura não é só um quadro

 
Uma das pautas que vem crescendo comigo tanto como Designer quanto produtora de conteúdo é a Cultura. Pois quando comecei o Atelier Design (isso em 2013, no final da faculdade) ele não tinha muita pretensão - ficava só entre conhecidos Depois foi expandindo até ter a forma atual (trajetória bem normal para um projeto).


Só que uma das coisas que eu não via no início dessa trajetória era meu interesse pela cultura. Quando pequena, eu gostava de ir a museu, mas a intenção era ver desenho diferente. Eu gostava de ver aqueles desenhos bem coloridos, tanto que eu curtia as obras da Tarsila do Amaral (cheguei até ter um livro com as obras dela com 9 anos). Mesmo sendo um pensamento bem simples, eu demorei pra perceber o valor das manifestações culturais.Demorei para ver que ali não era só um "desenho diferente" e sim toda uma construção de pensamento. 

Imagem de um livro da editora Moderna sobre as obras de tarcila do Amaral.
Edição da década de 90 sobre Tarsila do Amaral para crianças - editora Moderna (Fotografia: Mercado Livre)
E hoje com meus 26 anos, me empolgo cada vez mais em compreender a cultura com o Design. Cultura e Design andam de mãos dadas - em uma relação totalmente de dependência é preciso da existência de ambas para coexistir. Porque no fundo, nós estamos falando do ser humano, antes de tudo.
Eu sei que essa relação não é tão simples assim, pois tanto o Design quanto a Cultura não são óbvios, estão ali e nem sempre as pessoas percebem. Eu só percebi ao longo do tempo e depois de muito estudo (e lógico a aula do Mestrado também ajudou).

Se você não entendeu onde essa essa relação, então você vive numa ilha (desculpe a sinceridade).

0 comentários:

Postar um comentário