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As lições da Crítica


Este post está sendo escrito após ouvir a conversa do pessoal da revista Clichê com Daniel Campos, o editor-chefe da LogoBR (caso não tenha ouvido, fica aqui o link). A conversa é sobre  Design Estratégico e marca. Mas o que que quero comentar aqui no Atelier Design é sobre a crítica.
"Então, às vezes, o projeto não ficou tudo o que poderia ficar, então o pessoal desce a lenha, ficou ruim, poderia ser melhor, minha avó faria melhor, mas ninguém pára para pensar que teve um contexto por trás daquilo e que a gente nunca vai saber o que foi."

E foi esse trecho que me motivou a escrever esse texto. Pois como Designer/Produtora de Conteúdo, eu sei o quanto é importante um Feedback. Aquele comentário sobre o seu material. E infelizmente, mesmo sendo uma vantagem grande do Design, são poucos que realizam isso com sabedoria.

Receber um "OK" ou "Gostei" até ajuda, pois mostra que estamos no caminho certo. Mas acredito que ainda falta o bom hábito de construir comentários bons, no sentido de ter um argumento e de tentar explicar da melhor maneira a sua posição. E sim, eu sou muito contra ao comentários que se resume em diminuir o trabalho alheio (postura não muito difícil de de encontrar na Internet, infelizmente).

Concordo que seja complicado construir um argumento com total propriedade, ainda mais quando o dono do projeto não informa toda a linha de raciocínio. Eu sou da linha de pensamento que quanto mais material do projeto é mostrado, melhor o seu argumento. Pois o resultado final sozinho pode ficar só na opinião estética (e nem sempre isso é a melhor resposta).

Enfim...Dar um feedback de qualquer projeto é um exercício tanto para quem exibe quanto para quem analisa. O importante é saber usá-lo com sabedoria :D