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Como fizemos #001 - Cartão de visita




Iniciando uma nova seção aqui no Atelier Design, até para mostrar um pouco de como nós trabalhamos aqui, conheçam a Como fizemos. Sim, nome mais que explicativo, né?


E como primeiro projeto que quis trazer a vocês, pensei em algo bem básico: o nosso cartão de visita. O que aconteceu: a GráficaPró nos convidou para testar o seu serviço de impressão e como nós trocamos de marca, mas não tínhamos ainda um cartão de visita, juntamos o útil ao agradável.

Eu sei que com tanta tecnologia pode parecer um pouco inútil produzir, mas o cartão de visita ainda dá impacto. Na minha opinião, o cartão de visita tem o momento certo para aparecer: quando você participa de algum evento e encontrou alguém bacana e deseja retomar o contato. O contato visual, a conversa previamente feita junto com um cartão bem produzido dá um outra impressão à pessoa com quem falamos.

Nosso primeiro cartão foi feito em Curitiba (imagens abaixo). Ele não tinha muito o apelo da marca do blog que usávamos na época – tinha o elemento gráfico (óculos) e a paleta de cores. Pensamos assim, pois o blog ainda era muito pequeno e não tínhamos um objetivo claro enquanto canal de comunicação. O bacana dele era a continuidade que criamos entre o verso e a frente, pois cada lado era destinado a um profissional: eu como Designer Gráfico e Rennan como Ilustrador.

OBS: pra quem fica reclamando das marcas que usam degradê, o Atelier Design já tinha visão, tá! Perceba como a primeira marca do blog tinha uma paleta de cores muito parecida com as cores que o Instagram aplicou em 2016. 


Imagem dividida em duas partes: a primeira mostra a primeira marca, composota por três cores (azul, laranja e roxo) e mais o elemento do óculos. A outra parte é aexibição do cartão de visita com a explicação.
Fotografia: Nívia Bellos
Com um pouco mais de um ano de publicação, vimos que precisávamos mudar a marca de novo, e consequentemente o cartão também. Buscávamos uma marca trouxe-se a ideia de pluralidade (não só em relação ao conteúdo abordado no texto, como também dentro nossas atividades, já que eu trabalho como Designer Gráfico e Rennan como Designer de produto) ao mesmo tempo que fosse algo jovial. Com isso, tivemos que abrir mão totalmente da primeira marca (poucos elementos continuaram), mas foi um bom caminho.

A solução que encontramos foi este pequeno cubo (não é um hexágono, é sim um cubinho chapado) e escolhemos manter esse tom de azul e a fonte Slab. Confesso que a escolha da tipografia foi mais por uma questão de gosto pessoal do que por questão técnicas. E repetimos a proposta de criar uma pequena textura visual com o elemento da marca.

O novo cartão que fizemos foi produzido em Nova Iguaçu. A qualidade de impressão se manteve, mas a evolução mesmo foi no acabamento. Enquanto o primeiro é só papel, o segundo cartão era de couchê com aplicação de laminação brilhante, o que fez total diferença, pois preservou melhor o material.


Imagem mostra o nosso segundo cartão.Ele é de fundo azul com a marca aplicada no meio. E no lado direito a aplicação de uma malha visual.
Fotografia: Nívia Bellos

Este ano, mudamos de novo a marca e o cartão de visita! O bacana é perceber a evolução que tivemos nesses três anos porque demonstra como amadurecemos nossa ideia – pois fomos construindo a nossa comunicação. Isso acontece muito com quem trabalha com identidade de marca: precisa entender melhor o próprio negócio. Somos redatores de um blog? Sim, mas buscamos realizar o nosso melhor: seja em estabelecer parcerias ou fazer projetos.

E o convite da GPró veio no momento certo, pois precisávamos de uma cartão financeiramente viável e que mantivesse a qualidade. Também buscamos outros tipos de acabamento, pois queríamos aproveitar outros tipos de aplicação. E fiquei bem satisfeita, pois escolhemos a laminação fosca – detalhe sutil, mas que deu um charme no material – e ainda aplicamos verniz localizado!! É bom produzir seu próprio material porque você mesmo pode testar e ver a qualidade do fornecedor. Se o teu próprio material não fica bom, como mandar aquele arquivo para o cliente?

Acredito que agora temos um bom material – definimos melhor o que queríamos como empresa e como blog e transmitimos isso visualmente. E temos um material impresso que está de acordo com nossas necessidades. Conheçam nosso novo cartão nas imagens abaixo. = D

Fotografia: Rennan Mendes

Fotografia: Rennan Mendes

Fotografia: Rennan Mendes

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