Novidades:
Procurando...

In.Rio - Encontro entre Designer e Jornalistas


Eventos pequenos são caixinhas de surpresa: ou são muito bom ou algo muito ruim. Mas o fato que daquela vez, eu tive muita sorte! 
Eu descobri o evento In.Rio duas noites antes e sem encontrar muita informação também, a única coisa que sabia era que haveria a participação do Ricardo Cunha Lima (para quem não o conhece, ele é professor da área de Design e também parceiro no projeto do podcast Visualmente). Mesmo só conhecendo um participante, a tarde não foi em perdida, muito pelo contrário. O In.Rio era uma evento que aconteceu em Abril e abordava a relação entre Design e Jornalismo, e principalmente sobre o infográfico.

Realmente nunca produzi infográficos. Mesmo trabalhando com o Editorial, foram poucas as vezes que precisei bolar uma tabela, por exemplo (normalmente o autor já entrega a tabela pronto, só precisa passar para o in Design). Até aquele momento minha maior experiência foi lendo mesmo, principalmente nas edições da Superinteressante (Quem nunca, né?). E por isso para mim foi praticamente uma aula, já que ali estava presente profissionais de vários jornais: Extra, O Globo, Nexo, Globo.com. Sendo que, em Maio, ainda tive oportunidade de acompanhar o material do Ancara e do Fabiano com o Pensar Infográfico (se você não sabe do que estou falando, clique aqui). 

Em dois meses pude não só entender melhor o que é um infográfico, como também entender os desafios que ocorre num momento em que: a quantidade de informação gerada é grande, mas nem toda é absorvida. Atrelada a questões de produção de informação, pois como posicionar os Jornais já consagrados em um ambiente em que a informação está a fácil acesso? Como apresentar as informações de maneira que elas não se percam? 

Algumas pautas ali que acompanhei:
  • Doris Kosminsky (Professora da UFRJ) - sobre a visualização de dados. Assunto próximo do infográfico, já que a intenção é criar soluções para a melhor apresentação de um dado,a ponto que o usuário possa sozinha explorar todas as informações que desejam.Para ilustrar melhor o caso, ela trouxe o caso que ela desenvolveu junto com a universidade.
    Fotografia: Rennan Mendes
  •  Ivan Luiz (editor de infografia do Jornal Extra) - sobre a criação de infografia para um jornal popular. Isso porque o jornal mais barato exige uma produção mais simples (com menos etapas) e no caso era tratar da informação de qualidade para um público especifico. 

Fotografia: Rennan Mendes

Fotografia: Rennan Mendes
  • Mario Leite (infografista do GloboEsporte.com) - sobre as convergências de mídia e Storytelling. Mostrando o inicio do uso do infográfico na internet e a relação que isso faz com o storytelling e como fazer várias ferramentas conversarem entre si.
 
Fotografia: Rennan Mendes

Para saber mais:

Artigos do In.Rio

Fotos do Evento





OBS: eu coloquei o episódio do Anticast, porque eles abordam a questão de informação e relação com o espaço público. Mesmo tendo o foco em cibercultura, faz relação com a discussão de como tratar a informação e quais impactos ela pode gerar. E o Ancara explica como a programação pode ajudar no tratamento de dados [a partir do 20 minutos]. 

0 comentários:

Postar um comentário