Novidades:
Procurando...

Infância do Brasil

Capa da postagem


A Infância do Brasil é uma HQ online criada por Quadrinhofilia Produções Artísticas (para quem não conhece é a empresa do quadrinista José Aguiar, ele já apareceu aqui neste texto). Agora em seu novo projeto, eles abordam um tema muito delicado - a infância. 
Mas porque delicado?

Porque não é nenhum pouco parecido com aquelas abordadas em propagandas. Pelo contrário, infância no Brasil aborda a infância ao longo da história de nosso país. Se hoje para crianças há um estatuto que defende todo o seus direitos, imagina que durante  o século XVI antes mesmo de nascer já poderia ter problemas!?

E é nesta relação passado-presente que a Quadrinhofilia aborda questões mais delicados sobre a sociedade. É por meio daqueles que são mais sujeitos aos adultos que vemos "erros". O machismo que existia no século XVII ainda possui rastro entre rodas de conversa. O tempo passou, mas até que ponto realmente evoluímos enquanto membros de uma sociedade? Desta maneira que essas crianças guiam o leitor para  uma reflexão sobre como construimos nosso nação.

A HQ é dividida em seis capítulos e percorre do século XVII até hoje, sendo que há duas versão: só a história ou a versão com comentários da historiadora Claudia Moreira - podem ser lidas diretamente no site.


Página da HQ dividida em duas cenas. Mostra uma menina mulata varrendo o chão que esta cheia de folhas.
capitulo 4 - Século XIX  | Quadrinhofilia


página da HQ com duas telas. Mostra uma cena a noite entre uma mulher e um homem que a acompaha. Ela entrega um bebê para a roda da fortuna.
capitulo 3 - Século XVIII (Página com comentários da historiadora) | Quadrinhofilia

Página da HQ gostrando uma conversa entre mãe e filho no século XX. No caso a mãe trabalha e o filho (jornaleiro).
capitulo 5 - Século XX (Página com comentários da historiadora) | Quadrinhofilia