Novidades:
Procurando...

Porque fazer portfólio é tão dificil?

http://blogatelierdesign.blogspot.com.br/2016/02/porque-fazer-portfolio-e-tao-dificil.html

    Cara, se tem algo que rende assunto no mundo da é portfólio! Pode ser designer de produto, publicitário ou até arquiteto. Todos podem 'sofrer' com isso. Eu digo sofrer porque quando você não sente que tem um bom material pra apresentar e sente vergonha, então sim.... portfólio pode ser algo sofrido.

    E eu sou a prova disso! Entre tempo de faculdade e atuação profissional, isso junta uma experiência de 6 anos na área do design. E eu já tive portfólio de vários tipos: impresso, livreto,  wix e Behance. ( Fora ler várias dicas de como fazer porfólio).

E minhas melhores dicas são:

1) Portfólio é = mudança:

Não importa quantas dicas possa ler na internet. Enquanto você realmente não creditar que aqueles são os seus melhores trabalhos naquele momento. Você nunca vai ter um portfólio pronto. Ele é um resumo gráfico de sua pessoa, logo nunca vai ser algo simples. Pessoas são complexas. Já dizia Rau Seixas:

Fotografia: Juvenal Pereira | Estadão Conteúdo

2) Organização e clareza:

Para começar um projeto precisa de informação e ordem. Por que portfólio não? Ele não é só bonito, tem que ter o mínimo de informação para o projeto ter um contexto.E também precisa ser claro no que você quer. 

Uma vez, eu me candidatei a uma vaga de diagramado num jornal - recém formada. Além de não conseguir a vaga, a avaliadora disse que meu portfólio parecia mais de ilustradora do que de diagramadora. Na hora eu fiquei bem triste (óbvio). Mas o fato é que na época, eu não deixava claro o projeto gráfico e trabalhava muito com material infantil. O que mais ela podia concluir?


3) Suporte:

Por um bom tempo eu acreditei que os melhores portfólio tinham que ter site próprio. Hoje, eu digo que não sei porque eu realmente acreditei nisso. Enfim...
Hoje eu acredito que o suporte tem que funcionar pra você!

Se você sabe programar e tem condições de manter um servidor - faça o seu próprio site.
Se você acredita que ter o material impresso dá mais valor as suas criações - faça impresso.
Se você quer algo mais prático - faça on line mesmo.

Hoje plataforma para criar um portfólio não falta. A questão principal é:
  • Ele tem que ser fácil de manter;
  • Fácil acesso para quem for olhar;
  • Fácil para distribuir.

4) saber avaliar:

Independente do quanto trabalho deu realizar um projeto - isso não é um bom critério para escolher material para o portfólio. Mesmo que você tenha virado a noite!
Por exemplo, por muito tempo eu usei estas ilustrações no meu portfólio:

Dois personagens desenvolvidos: um baseado num neurônio - Sinapses para representar a criatividade e um cachorrinho com características humanas (Ilustração: Nívia Bellos)

Eu adorei o resultado da pintura com lápis de cor. Mas há uma diferença entre fazer isso numa tarde na faculdade e outra em trabalhar profissionalmente com pintura manual. Exige mais conhecimento de técnicas de ilustração e arte-final. Mas em qual área atuar, só o tempo vai dizer certinho... Tanto que de uma possível ilustradora passei para diagramadora.