Novidades:
Procurando...

The Spirit of Poland

Capa



No dia 27/06, terminou a exposição "The Spirit of Poland" que aconteceu no Centro Carioca de Design. Sendo que não era a primeira vez que ela esteva em terra brasileiras. Na verdade, a exposição já havia acontecido em São Paulo ( na São Paulo Design Weekend) e também em Brasilia (Museu Nacional do Conjunto Cultural da República).

O objetivo era trazer ao publico, produtos onde se percebia o papel de designer de maneira implícita. Além disso, mostrar o que se é produzido nos outros países. Sinceramente, eu  nunca pensei como era os projetos de designer poloneses, mesmo sabendo que eles possuem uma presença na história do design de uma maneira geral. 

Na foto aparece uma sala branca e ampla as peças expostas entre vários cavaletes.
Exposição realizado no CCD - Rio de Janeiro (Fotografia: Nívia Bellos)
Contudo, as peças expostas não eram de grandes empresas ou de grandes nomes internacionais. Bem pelo contrário! No geral são peças de empresas pequenas e até recentes com marcas individuais. Ou seja, são empresas pequenas, porém que investem em pesquisa e tecnologia.

imagem de uma cadeira feita com placa de alumínio e pés de madeira. Sendo que seu formato tem referências do origami
Cadeira Diago - Tabanda (Fotografia: Nívia Bellos)
Por Exemplo: uma empresa que chamou a minha atenção foi Tabanda com o projeto da cadeira Diago (diagonal, em português). O projeto é inspirado na arte do origami - o que já trás uma referência diferente. Agora a solução de cria-lá com a dobra da folha de alumínio, simplesmente balançou a minha cabeça. Não só o acabamento foi muito bom como também mostra uma estudo no uso de matérias bem feito.  

A maioria eram peças ligadas a produtos (cadeira, acessórios e até luva de motocross). Mas isso não significa que alguém de gráfico não possa se inspirar e se enriquecer (até porque o gráfico e o produto andam juntos, convenhamos...). Como exemplo, empresa Totpa - uma empresa com foco em cosmético para pessoas que se preocupam com a aparência saudável tendo como matéria prima extrato natural de turfa. Repare que a embalagem é cinza - embalagem cinza pra falar de aparência é algo muito inovador, pois não fala de gênero. 



Imagem de embalagem branco e com detalhes neutros. Produto de embalagem  sem definição de gênero
Embalagem de cosmético para mulheres da  Totpa (Fotografia: Nívia Bellos)

Imagem de mascaras de animais típicos da Polonia
The Mid-Summer Nigth Masks - Kosmos Project (Fotografia: Nívia Bellos)

Produto de carneirinho/porta copos feito de madeira e feltro
Pokladowca - descanso de copo feito de feltro.
Projeto: Aleksandra Michatowska (Fotografia: Nívia Bellos) 

Deixei o link da exposição abaixo para quem se interessar em conhecer mais. Além disso, também é possível comprar algumas das peças, como é o caso da WellDone (foto a cima do descanso para copo), uma ONG que ajuda pessoas com dificuldade de voltar ao posto de trabalho. Cada peça vendida é reinvestido na própria Fundação.

Para Saber mais:
Cultura.pl
Spirit of Poland