Novidades:
Procurando...

A Moda evidenciando um problema global


  As vezes gosto de ler sobre a área de moda, não porque eu seja uma leitora frequente. Contudo, acredito que os profissionais desta área estejam fazendo um bom trabalho evidenciando um problema global: a relação de trabalho em péssimas condições em paises distantes e o custo das peças de roupa.

      Para quem não sabe: há algum tempo se vê casos de países com pessoas em regime de trabalho escravo dentro de pequenas confecções. Isso acontece porque algumas empresas criaram cadeias de produções tão longas em busca de um produção mais barata ao ponto de prejudicar uma comunidade por longas horas de trabalho. Engana-se os leitores que acreditam que isso só acontece na Ásia e na Africa, pois também existe casos aqui no Brasil. (se duvida, veja este link).
Uma das muitas confecções paulistas que mantêm funcionários oriundos de países sul-americanos e asiáticos ilegalmente estabelecidos no Brasil. Foto: DR
      E por um outro lado, também se vê relatos de profissionais brasileiros sobre quanto é dificil de entrar no mercado, não por ser um mercado profissional exigente. Mas também por causas dos impostos do governo, assim gerando peças caras para o cliente final. Um exemplo disso: em grandes lojas uma blusa feminina está na faixa de preço de 50 reais - isso porque foi feita em grande escala. Em contra partida existe pessoas como Caio Braz que criam peças diferenciadas e por isso se tornam mais caras.


Peças de Caio Braz - Feito no Brasil. Foto:Caio Braz.
  Eu mesmo vi isso acontecer com uma colega. O caso era de Cheila Roderjan que apareceu aqui com seu trabalho de design de superfície  no TCC. Lembro de muita gente ter se interessado para comprar, mas para ela seria impossível colocar a venda, pois a bermuda custaria mais de 200 reais para cobrir todos os custos necessários.

Trabalho de superfície de Cheila Roderjan . Foto: Nívia Bellos.

Sinceramente, eu acredito que isso não seja só um caso que seja restrito ao setor de vestuário. E sim um problema que envolve toda a sociedade e qualquer setor. Porque a partir do momento que produtos/ serviços são feitos de qualquer maneira visando só o lucro todo mundo perde:
  • Cliente que perde na qualidade;
  • A empresa que perde na confiança;
  • O profissional que não consegue trabalho;
  • Setor público e privado da economia não conseguem investir.



Para saber mais:

0 comentários:

Postar um comentário