Novidades:
Procurando...

José Abramovitz - Presença, Desenvolvimento e Resultado.

       Emprego da metodologia de pesquisa no design e ampliação, em abrangência metódica, do conhecimento e criatividade por meio dessa ferramenta de projeto.


       José Abramovitz se formou em Design pela ESDI em 1972. Na mesma turma dele também estavam Lucy Niemeyer, Ana Luisa Escorel e Nair de Paula Soares, entre outros, tendo sido contemporâneo de futuros colegas e amigos de profissão e magistério. Alguns anos depois fez especialização em Ergonomia na FGV e Engenharia de Produto na Coppe/UFRJ. Por fim fez sua defesa sobre, "Cinto de Segurança - Uma Questão de Design", em seu Mestrado em Design na PUC Rio.

      Bem como todos sabem integrou a primeira equipe de designers a trabalhar no INT (Instituto Nacional de Tecnologia) e manteve escritório em sociedade com Alexandre Weissmann e Roberto Caldas. Onde em mais de quatro décadas dedicou-se ao design atuando com o desenvolvimento de projetos: embalagens, mobiliário urbano, displays, equipamentos médicos, stands e sistemas de identidade visual. Foi também co-autor do livro "Eletrodomésticos: origens, história e design no Brasil", de 2006. Membro da Comissão de Indicação da Série Produto da Bienal Brasileira de Design em Curitiba 2010.

       Atualmente desenvolvia o seu livro onde abrangia a metodologia de projeto: Presença, Desenvolvimento e Resultado. Onde eu particularmente espero que lance logo, pois será um ótimo guia para posterioridade. Pode se ver na entrevista dado a editora Mito, que esse trabalho era apaixonante e muito especial para todos os envolvidos. Infelizmente após seu falecimento ainda não sabemos como vai ficar o andamento desse livro, porem esperamos com ansiedade o lançamento.


 
José Abramovitz from Mito - Editora Digital on Vimeo.
Presença, Desenvolvimento e Resultado.

Curiosidades:

       Durante a ditadura militar chegou a ser preso por participar em ações políticas durante o regime. Foi secretário da primeira diretoria da ABDI-GB em 1970 (criada por sugestão de Alexandre Wollner, que fora professor na ESDI e presidente da gestão 1970/1972 da ABDI), que tinha a regulamentação da profissão como um de seus objetivos. Foi professor de Projeto de Produto nos cursos de design da UniverCidade (por mais de 30 anos, desde 1982 até o fechamento da escola no início de 2014), da UniCarioca (por 5 anos, de 1996-2000), no curso de Engenharia de Produção da PUC Rio (por 20 anos, 1984-2005); e de Gráfica e Programação Visual para o curso de Desenho Industrial da PUC Rio.

Leia mais:
JA&Design

0 comentários:

Postar um comentário