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Entrevista - Jéssica Baja

 
    
Jessica Zanon Baja é formada em Design – Projeto Visual (2012) e cursou a Pós-Graduação em Gestão de Marketing Integrado, ambos os cursos da Universidade Positivo. Atualmente, trabalha no Grupo Positivo como Designer responsável pela criação de materiais gráficos das sedes educacionais: Universidade Positivo, Colégios Positivo e Centros Tecnológicos Positivo. Tem experiência na área de criação e também atua como palestrante e freelancer.

AD - O que é MKT integrado?

Primeiramente é preciso compreender a definição de Marketing.  Segundo Philip Kottler, grande referência na área, Marketing é uma função empresarial que identifica necessidades e desejos do consumidor, e a partir disso oferece ao mercado-alvo soluções e estratégias que supram e satisfaçam o cliente.

O Marketing Integrado é a combinação de várias estratégias para comunicar e integrar o valor ao serviço/produto, maximizando os efeitos e retornos. É uma atividade que tem foco no consumidor, e utilizada corretamente tem também o retorno de agregação no valor na marca. E o que são essas várias estratégias? São as ferramentas do Marketing, além dos 4P’s  (Produto, Promoção, Preço e Ponto de Vendas), existem as estratégias de negócios, estratégias de rede social, divulgação, web, propaganda, marketing direto, entre outros.

AD - Como tu começou na área?

Eu cultivava um interesse em agregar outro conhecimento com a área de Design, e o Marketing sempre chamou a minha atenção, desde as aulas na Graduação. Isso não significa que tendo apenas o conhecimento de Design, não seremos bons profissionais, mas penso que para ser um profissional “agregador” é preciso ser um pouco “multifuncional” e entender do o mercado e as melhores maneiras de atingir o público-alvo. Comecei sentindo as necessidades do marketing diariamente, tanto na empresa quanto com os freelances.

AD - Em qual situação você viu que precisava ter mais conhecimento de MKT?


No dia-a-dia você precisa saber de que maneira se posicionar e como  lidar com seu cliente. Quando comecei a trabalhar como freelancer, senti uma enorme necessidade de conhecer algumas estratégias, pois meus clientes precisavam desse suporte junto aos materiais que eu entregava. Hoje trabalho no setor de Marketing de uma grande empresa e para que eu possa oferecer um trabalho assertivo é preciso compreender como funciona o meu setor e aplicar esse conhecimento dentro da minha atividade. Assim, garanto que meu trabalho tenha bons resultados com o público-alvo e com os clientes internos.

AD - Na sua opinião, estratégia e planejamento pode diminuir a criatividade?

De maneira alguma, rs. Meu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) foi voltado para a importância do processo criativo e da metodologia de projeto para o design, e a partir dele consegui comprovar que a metodologia é uma estratégia de trabalho, e ela, por si só organiza muito mais o fluxo do pensamento e auxilia na produção de projetos. Planejamento é uma metodologia, e é fundamental, pois não podemos sair “criando coisas na louca e ver o que é que dá”, o risco de dar errado é imenso.

O planejamento otimiza os prazos e demandas, norteia ideias e estimula a criatividade por conta do número de informações que você recolhe dentro desse processo. A estratégia é o que vai garantir que o seu material criativo atinja o público-alvo da melhor maneira possível (Caso tenha interesse em ler sua monografia, clique na imagem).


Capa do TCC - A importância da metodologia de projeto e do processo criativo para o Design

Imagem da embalagem das cartas de criatividade
Fotografia: Jéssica Baja

AD - Qual é a parte mais difícil na hora de fazer o projeto?

A parte mais difícil é estruturar sua necessidade no início do projeto, compreender o problema nos mínimos detalhes e definir suas metas e objetivos. Nessa parte é preciso estar bem concentrado e focado, já que um erro pode desvirtuar o projeto, não conquistar o cliente nem atingir o público. É fundamental investigar a necessidade do seu cliente e nem sempre é fácil entender o que ele precisa.

AD - Como tu vê as novas campanhas que envolvem rede social?

Não acredito em campanhas de rede social sem conteúdo interessante. Muita gente vem aplicando essas estratégias de maneira errônea. Não generalizando, mas por exemplo: pessoas que abrem seus próprios negócios e querem divulgar (sem conhecimento na área), empresas que não possuem consultoria adequada e marcas em crescimento geralmente publicam conteúdos e mais conteúdos, com e sem conexão com a marca, com imagens distorcidas ou poluídas e isso não chama a atenção do público. Já cansei de ver “divulgações” sem pé nem cabeça. É preciso realmente bolar uma estratégia para comunicar com clareza e eficácia.

As boas campanhas envolvem muito mais do que uma boa imagem com tipografia assertiva. É necessário conhecimento em estratégias de divulgação, redação, comunicação e design. As campanhas que mais me conquistam são aquelas que envolvem e me deixam meio “apaixonada” pelo produto/serviço, ou com vontade de compartilhar, passar pra frente. É uma questão de envolver com boas informações também.

AD - Na sua opinião, como o conhecimento de MKT ajuda o Design Gráfico?


Ajuda muito. Precisamos estar ligados com as estratégias de mercado, e como disse anteriormente isso só agrega ao profissional. É um que a mais que pode te guiar mais pra frente e te fazer pensar mais longe. O design é uma das ferramentas do marketing, assim como a publicidade e a comunicação. Estamos dentro dessa grande estratégia oferecendo os nossos serviços e é preciso que compreendamos o que ela precisa para que o resultado final seja gratificante.

AD - Há alguma agência ou campanha que te inspira?

As campanhas da Coca-Cola são uma fonte inesgotável de inspiração! Vivo esperando pra ver qual a próxima surpresa eles vão aprontar. São sempre campanhas que envolvem, emocionam e te fazem sonhar com um momento Coca-Cola. Um dos vídeos da campanha, criada pela Ogilvy, agência pela qual eu sou fã.



Além da Coca-Cola, outra marca que sempre lança campanhas pelas quais eu fico apaixonada é a Pedigree. Sou apaixonada por cachorros e as campanhas são criativas, envolventes e bem contemporâneas. Elas transmitem exatamente o que o cliente (dono do cão) e o consumidor (cãozinho) esperam de um produto. Vídeo sobre a campanha “Adotar é tudo de bom”: 

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COBRA, Marcos, 1940-. Estratégias de marketing de serviços. São Paulo: Cobra, 2000

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