Novidades:
Procurando...

Curso: A confecção do livro: produção gráfica editorial


Aqui no AD quero dar uma dica de curso pelo qual estou finalizando que é da editora UNESP (Universidade Estadual Paulista). O curso é oferecido pela UNIL (Universidade do livro) e faz parte do grupo da UNESP. Ela oferece cursos para quem tem interesse em atuar no mercado áreas editorial, livreira e de bibliotecas. Por ter terminado a faculdade, minha irmã me deu de presente o seguinte curso: A confecção do livro: produção gráfica editorial (Formação a Distância).

O que acontece: depois do material já estar revisado e aprovado pela edição é necessário passar o arquivo para uma gráfica. A produção gráfica é justamente essa comunicação entre: o que foi imaginado para o material vs. o que a gráfica permite. Eu vi isso durante a faculdade, mas minha maior experiência mesmo era junto as gráficas rápidas perto da faculdade.

Em relação ao curso da Unil, eu gostei porque é bem focado e didático, até mesmo para alguém que acabou de se formar em design gráfico pude aproveitar bem. Algo que achei bem interessante é a estrutura dos exercícios, no caso são usados alguns títulos específicos para ir analisando suas estruturas. Dessa forma eu vi: livro de receita com espiral, material para turista com muitos mapas, livro de literatura etc. Sem falar que a professora é Márcia Signorini (Especialista em Produção Gráfica e diretora da Signorini Produção Gráfica) demonstra muita experiência técnica.

No caso são 12 aulas, todas compostas por: vídeo, texto complementar, atividades e mais um fórum. O curso é estruturado assim: nas primeiras 6 aulas trata mais de acabamento e montagem, e as próximas seis abordam questões de papel e tinta.

  • A anatomia do livro.
  • O processo de produção, suas variáveis e mecanismos de controle.
  • A pré-impressão – texto e imagem; fotografia, ilustração, softwares de editoração eletrônica e tratamento de imagens.
  • Fotolitos e provas, sistemas analógico e digital (CTP/DTP).
  • A impressão: sistemas, papéis e tintas de impressão.
  • Impressão em baixas tiragens (on demand).
  • O acabamento: formatos, montagem dos cadernos, colecionamento e encadernação, acabamentos especiais.
  • Critérios para avaliação da qualidade do produto. Critérios de escolha de fornecedores de material e serviços gráficos.


Para mim, o curso foi importante mesmo já tendo visto durante a faculdade e atuando com material impresso – pois é uma área de carece de bons profissionais (no sentido de saber fechar um bom arquivo e saber falar com os fornecedores). E também porque eu curto sim, faria o curso da Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica (ABTG) tranquilamente, explicaria para alguém tranquilamente.

0 comentários:

Postar um comentário