Novidades:
Procurando...

Nas cores da Pantone

       Como muitos sabem a escala de cores Pantone, criado por volta dos anos 60 em Nova York, USA. É uma sequencia alfanumérica para padronizar a relação de escala entre as cores e seus tons. Mas o que isso nos ajuda? 



       Normalmente poucos sabem para que pode servir para utilização no dia a dia e passa a ser até mesmo algum não muito mencionado em conversas. Porém a escala é amplamente utilizada em todos os setores por designers e gráficas. Muitas definem o padrão do seu equipamento em qualidade de impressão através dessa escala. A Pantone é uma marca americana de mais de 40 anos de existência e criou essa escala, quase que inutilizando os nomes das cores e seus tons, pois coloca para melhor dialogo e compreensão essa sequencia de letras e números, como por exemplo as cores do próprio Atelier Design, que foi baseado em tons do CMYK, escala essa amplamente utilizada nas gráficas.
Cores do Atelier Design retirado do manual da marca (Criação Atelier Design)
Cores do Atelier Design retirado do manual da marca (Criação Atelier Design)
       A maior parte dos equipamentos hoje no Brasil apresentam essa composição de cores em CMYK para impressão, sendo utilizado a Escala Pantone para padronizar e qualificar o nível de exatidão da cor.
       Obs: CMYK por ter essa característica abrange boa parte da Escala de cores, facilitando o tamanho, técnica e a tecnologia dos equipamentos de impressão, pois  para composição das cores a mesma se utiliza da mistura desse quarteto para encontrar os tons e cores mais próxima do que se quer.
       A Escala Pantone por outro lado se utiliza da padronização para criar cores próprias sem a utilização dos diversos tipos de artifícios técnicos e tecnológicos para atingir aquela cor.
Roda de Cores
Roda de Cores
       Todavia a escala pode ser percebida na padronização das cores das bandeiras de diversos países, como por exemplo a bandeira do Canadá.
Bandeira do Canadá
Bandeira do Canadá
       Como recursos em seus projetos gráficos,nós do AD indicamos duas ferramentas para consulta de cores.  O primeiro é o aplicativo myPantone (disponível para android e iphone) é um aplicativo pago porém muito útil e de fácil acesso. Faz comparação das cores da peça ou mesmo da foto que tu bater na hora. Prático e de rápido acesso, tem recursos básicos como por exemplo visualizar a escala completa, cores opostas, tons de cores e também fornece a mesma cor em escala RGB e HEX.
Painel do app MyPantone
Painel do app MyPantone
       Porém se você acha que precisa ter um smartphone para acessar e pagar por esse aplicativo, muito pelo contrário, ai vai nossa segunda dica. Adobe Kuler, é um sistema bem parecido com o myPantone só que é grátis e de fácil acesso através do site (link) funciona de forma similar e pode ser acessado sem a necessidade de cadastro. Caso tenha cadastro no Adobe, eles deixam aberto uma galeria de paletas e também disponibilizam a escala pantone, dando seus valores em CMYK e RGB.
Interface do Adobe Kuler
Interface do Adobe Kuler
       Bem, essas foram nossas dicas, para aqueles que quiser contribuir deixem seu comentário sobre como se utiliza desse recurso e compartilhe, Obrigado!

0 comentários:

Postar um comentário