Novidades:
Procurando...

Identidade brasileira


Sei que muitas das vezes pensamos em grandes nomes, seja de áreas como: artísticas, ciência, e princialmente de  designers. Mas será que a identidade do designer brasileiro está contida nessas figuras, ou melhor, são representadas por elas e repetidamente copiada como se fosse uma caraterística do Brasil?

Essa questão surgiu na minha mente quando entrei no Museu Nacional de História Natural, na Quinta da Boa Vista, um espaço super bacana da UFRJ e que muitos fluminenses e cariocas conhecem, porém pucos turistas visitam. Sim pra mim que sou do Rio bateu a saudade da infância em revisitar esse local, cheio de história.
Foto de uma escadaria interna do prédio. Vê-se uma pedaço da escada de mármore e a parede levemente rosada.
Entrada no Museu Nacional (Fotografia: Rennan Mendes)
A Quinta em si tem seu charme e beleza, arquitetônica e, principalmente, cientifica. Local esse que é possível descobrir: desde a formação das primeiras plantas do mundo; animais e seus processos evolutivos. Sim pode parecer que não estou falando de design ou mesmo de ilustração, porém estou. Tudo que nos dá essa característica de sermos brasileiro está enraizada nesse local e nunca ficou tão claro pra mim de onde viemos e principalmente que somos, dentre os fósseis de dinossauros, megafauna e hominídeos estava lá, um pedaço de Brasil. Sim do Brasil e sim de cada um de nós, sem segregar, separar catalogar e detalhar. (Claro que o museu tinha toda a riqueza de detalhas, peças, história visual e escrita, relatos de acontecimentos e composição química etc)

Cabeça de um dinossauro (Fotografia: Rennan Mendes)

Foto em perspectiva de um painel colorido onde mostra as eras da Terra.
Painel explicando as eras da terra (Fotografia: Rennan Mendes)

Quando vi os povos indígenas, principalmente Karajas, eu percebi como nossa história é rica de referencias, influencias e comportamento. A beleza, os detalhes, os seres humanos e suas ferramentas. O design e suas ideias estava ali, a identidade do designer brasileiro. Índios, civilizações pre-colombianas, europeias, africanas, asiáticas, do oriente médio e até da Oceania, moldaram o que é o brasileiro, consequentemente o designer, artista, jornalista, editor e dezenas de outras formas de nos expressar. 

Observem o que tua região tem de especial, analise e veja o quanto o seu bairro tem de história e como a etnias passam ser quase insignificante em comparação a cultura que essas mesmas carregam e se misturam, formando nós brasileiros.

Para saber mais sobre o Museu Nacional de História Natural da Quinta da Boa Vista – UFRJ (clique aqui) para ver o guia de visitação! Boa visitação!

0 comentários:

Postar um comentário