Novidades:
Procurando...

Hayao Miyazaki se aposentou!

Miyazaki em Porco Rosso por Rennan Mendes (ilustrador) 
Miyazaki em Porco Rosso por Rennan Mendes (ilustrador)
      Mas quem nunca ouviu falar nesse velhinho japonês de 72 anos? Na realidade poucos felizardos o conhecem, porém muito já ouviram falar dos seus trabalhos. Mas será mesmo, que esse senhor precisava se aposentar, logo agora. Hayao Miyazaki teve uma carreira longa e consagrada pela crítica com 11 longa-metragens e entre essas incluem a animação como A Viagem de Chihiro, Meu Vizinho Totoro e a mais recente Kaze Tachinu* de 2013.

       As animações desse senhorzinho sempre tiveram temas muito recorrentes, como a relação da humanidade com a natureza e a tecnologia, até mesmo sobre como manter a ética pacifista. Como por exemplo em Porco Rosso (Kurenai no buta, 1992) uma das primeira animações de longa-metragem que assisti quando eu era adolescente. Porco Rosso contava a história de Marco Pagot, um piloto italiano veterano da 1ª Guerra Mundial, que vive como um freelancer caçador de recompensas. Perseguindo os infames piratas do ar pelo Mar Adriático. Porém Marco fora amaldiçoado e transformado em um humano com cabeça de porco.
      
      Além disso ainda carregava contigo o costume de retratar as protagonistas como meninas fortes e independentes ou jovens mulheres com atitude. Seguindo a linha, por exemplo, de O Meu Amigo Totoro (Tonari no Totoro, 1988) que conta a história de duas meninas que se mudaram com seu pai para o interior do Japão, com o objetivo de ficar perto da mãe, que está internada em um hospital. Lá, elas conhecem um espírito protetor da floresta, Totoro, que fazem elas viverem grandes aventuras.

Meu Amigo Totoro por Rennan Mendes (ilustrador) 
Meu Amigo Totoro por Rennan Mendes (ilustrador)
      
       Miyazaki nasceu em Tóquio, em 5 de janeiro de 1941, durante a 2ª Guerra Mundial, sua família trabalhava com lemes para aviões e por isso a mesma se mudar algumas vezes, viveu no interior do Japão durante alguns anos e depois da guerra voltaram para Tóquio, ele estudou bastante e se formou em Ciências Políticas e Economia em 1962. Viveu nos anos seguinte num apartamento bem apertado em Tóquio, onde trabalhava na Toei Animation como animador, recebia pouco mas trabalhou bastante até 1971, quando saiu da Toei!

 Quem gostou comente abaixo!

0 comentários:

Postar um comentário