Novidades:
Procurando...

Entre as letras do Leterring - Jéssica Zanon Baja


        E ontem no Algures tive a oportunidade de participar de uma Oficina. Não estava nos meus planos a principio participar das oficinas porque eu ainda tinha que ver a minha. Mas no caso eu já conhecia a quem iria ministrar e depois que entendi o que era o assunto vi que não podia perder. Foi sobre Lettering com Jéssica Zanon Baja!

 Sim, a  mesma moça que iria fazer uma palestra também na edição este Algures sobre "A importância da Metodologia de Projeto e do Processo Criativo para  o Design". Infelizmente eu não pude ir na palestra, mas dei uma olhada no trabalho dela (depois posso fazer uma rápida resenha). A questão é que a partir deste TCC dela, ela conseguiu construir cartazes com as ideias principais por meio do letteringMas o que é lettering?

A importância da metodologia de projeto e do processo criativo para o Design
Tema de TCC de Jéssica Baja



Dê férias para o seu cérebro. Ele precisa descansar e por as coisas no lugar. Isso se chama incubação.
Criação: Jéssica Baja

Faça mais pesquisa a campo, use a antropologia e o cliente oculto
Criação: Jéssica Baja


  Para quem gosta de tipografia ou ilustração já deve ter feito ou visto trabalhos assim. Lettering, segundo Baja, são trabalhos onde há alguma interferência entre as letras desde um trabalho que valorize a forma ou um trabalho de composição com elas. Normalmente são textos curtos, ou seja, não se faz um texto corrido com este técnica. Mas gera peças muito bonitas e soluções diferentes dependendo do repertório. Então durante a oficina ela deu algumas dicas rápidas para quem queria começar, como por exemplo:
  • Usar grid, mas sem se prendera ela;
  • Ter um repertório de fonte bacanas,
  • Saber trabalhar com a diferença de traçados e pesos visuais.
        Eu sinceramente eu gostei bastante de ter ido, mesmo não tendo ficado até o fim. Não só para rever uma colega como também ver um projeto diferente e que sinceramente eu fiquei bem tentada a fazer alguns testes aqui no QG =D

0 comentários:

Postar um comentário