Novidades:
Procurando...

Dicas para um TCC


     

Ok, para mudar um pouco o clima aqui no blog e sair um pouco do design. Eu decidi dar algumas dicas para qualquer estudante universitário que vai fazer um TCC. Os exemplos são ligados a design (um pouco óbvio), mas creio que qualquer estudante pode se beneficiar. Espero que gostem:


1- Sobre o tema:
Não, TCC não é para sua família ou para seu orientador. Esse trabalho é para você! Ao contrário de outros deveres acadêmicos que leva alguns dias para finalizar. O Trabalho final de faculdade leva meses, ou seja, você vai ficar muitas horas em cima de um único tema estudando. Por isso que o tema é algo importante e difícil de decidir, pois quanto mais interesse estiver envolvido – melhor para você. Pois antes de todo o processo, é bom cultivar o comprometimento pessoal nessa jornada – pois ao final dele todos os louros e derrotas serão suas.
Quando eu estava nesse período, eu escolhi sobre editorial – pois era o assunto da qual mais entendia. Eu levei isso em consideração, pois só tinha seis meses para desenvolver (tempo da qual acho pouco para um projeto, ainda se for feito tudo sozinho como no meu caso). O resultado final não ficou exatamente como eu esperava, mas até hoje tenho ele guardado com orgulho.
E não precisa fazer “tema da moda” ou que esteja relacionado ao mercado. Nem todo o projeto é chave para conseguir um emprego – pode acontecer? Sim. Mas não é obrigatório.

2- Sobre organização:
Esse ponto é algo que até hoje me preocupo, caso você não tenha um sistema de trabalho – é bom já pensar nisso. Digo isso por dois motivos: normalmente os professores querem acompanhar o desenvolvimento do projeto, logo é bom aproveitar esses momentos e discutir sobre. Já vi gente que só mostrou o projeto nas semanas finais, tornando difícil alguma alteração. Outro motivo é mesmo sendo universitário em momento importante – ainda tem o resto para fazer. Ou seja, ainda tem as outras aulas, ainda tem amigos para curtir, a família para ver...
O que eu quero dizer é: seja organizado para não se preocupar nos últimos dias (porque rola sim ansiedade), mas não deixe de ter uma vida social saudável. Porque depois desse período a vida continua. E nada de pular a hora de dormir ou de se alimentar! É sabotagem consigo mesmo!!

3- Veja outros projetos
Não sei se todo mundo faz, mas quando estava na faculdade sempre gostava de acompanhar apresentação de outras turmas. Não só porque os temas eram legais, como também para ter o mínimo de ideia do era um TCC. Eu já vi um pouco de tudo: Estudo de tipografia para abertura de filme / móvel para costura em casa / animação sobre folclore.

0 comentários:

Postar um comentário