Novidades:
Procurando...

Entre as páginas do Indesign - Nivia Bellos


Esta semana além de contar um pouco da minha participação do Algures como ou seja, falar um pouco do que eu vi e do que o pessoal mostrou de bacana no evento. Eu fiz algo a mais e algo super importante pra mim.


Pela primeira vez eu fiz uma oficina pra tratar de Indesign e publicação. Admito que estava bem nervosa, porque eu sei que é um tema especifico e não sabia se  ia ter gente disposta há ver... Até porque  Indesign é um  programa bem especifico e como uma amiga minha disse "é um programa com alma própria". 
        Então eu fui mais do que "armada":
  • Levei todos os meus trabalhos de editoração como exemplos,
  • Levei alguns livros técnicos,
  • Falei também de questões de impressão e acabamento,
  • Levei livros infantis, caso alguém que  curta ilustração veja o ramo de literatura infantil,
  • Levei textos diferentes pra ser diagramados.
Ou seja, tentei abordar todos os campos que o editorial pode se estender. Foi uma boa? Eu não sei...Mas acho que ficaria muito pobre falar só de Indesign - porque não seria muito diferente do que um tutorial.

Além do que, eu não sabia de primeira se iria ter calouro comigo, vai que um deles não sabe direito o que tem no editorial e ele acaba se interessando. Tudo pode acontecer e sinceramente o melhor de tudo foi o segundo dia! =D

 Pois eu tinha uma turminha bem pequena (eramos 4 moças: 2 participantes,  eu e a monitora). Mas o clima estava gostoso, vi que elas estavam dispostas a participar e tivemos um ótimo trabalho. Depois de dar uma noção  básica das ferramentas no primeiro dia, no segundo eu lancei um desafio: Diagramar 2 noticias do G1 (uma era só texto e a segunda matéria tinha texto, imagem e legenda) com as seguintes regras:
  • Cada matéria podia ter no máximo 2 páginas;
  • Não podia ter texto sobrando, ou conhecido como viuvá;
  • E não podia alterar nem texto e nem imagem,
  • E podiam pedir ajuda pra mim,
  • Criação: livre!
E foi ótimo!

 Tivemos quatro resultados bem bacanas. Eu gostei que elas realmente se esforçaram em fazer as 4 páginas mesmo sabendo pouco e também gostei de ajudar elas com algumas questões, por exemplo, como usar margem ou como colocar coluna. Sei que em 1 hora não se pega o modo de pensar de um programa, mas pelo menos experimenta. Além disso,  eu também fiz as minhas quatro páginas, para dar a elas exemplos de outras soluções que a página poderia ter. Alguns exemplos do resultado que tivemos: 
       
Trabalho realizado por Adriele
Trabalho realizado por Adriele

Trabalho realizado por Bruna
Trabalho realizado por Bruna

Trabalho realizado por Nívia Bellos
Trabalho realizado por Nívia Bellos

Eu não sei quanto a elas, mas eu sinceramente fiquei muito feliz com o resultado. Ver que elas conseguiram um resultado e ver que eu consegui explicar a elas como fazer - o que também é importante. Adorei a experiência de mostrar um pouco do que eu sei e ver que consegui  passar para alguém, não me arrependo e faria de novo.

Parabéns a todos que participaram e também obrigada a organização do Algures 8 pela oportunidade =D

0 comentários:

Postar um comentário